Filhotes de quatis são deixados na CPRH em uma caixa de sapatos
Animais seguiram para o Centro de Triagem para receber cuidados e treinamento com hábitos silvestres
Publicado: 04/02/2016 às 09:30
Os três filhotinhos machos e uma fêmea, que aparentam ter um mês de vida. Foto: CPRH/ Divulgação/
A Estação Ecológica de Caetés (Esec) da Unidade de Gestão de Fauna da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em Paulista, recebeu hóspedes inesperados. Quatro filhotes de quatis foram deixados em uma caixa de sapatos. De acordo com os técnicos da Esec, os animais foram deixados nesta quarta-feira sem quaisquer informações sobre onde foram encontrados. Acredita-se que a mãe dos filhotes tenha sido morta.
Os três filhotinhos machos e uma fêmea, que aparentam ter um mês de vida, e por hábitos, alimentam-se de frutas, pequenos mamíferos, insetos e anfíbios. Os animais seguiram para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da CPRH, onde receberão cuidados e passarão pelo processo de reabilitação, quando são treinados com hábitos silvestres.
Animal - O quati é um mamífero. Vive em bandos de quatro a 20 indivíduos, geralmente fêmeas e machos jovens. É praticamente onívoro e se adapta bem ao cativeiro. Tem hábitos diurnos. Dorme no alto das árvores enrolado como uma bola e não desce antes do amanhecer.
Com mais de dois anos, os machos já vivem sozinhos, juntando-se ao bando apenas na época do acasalamento. Dez ou 11 semanas após, a fêmea produz de dois a seis filhotes. Por mais de um mês, os bebês permanecem no ninho, geralmente no oco das árvores.

