Papangus Bezerros faz festa para a beleza e o mistério dos mascarados Bezerros terá quatro polos de folia. Dentre as atrações, Elba Ramalho, Lenine, Almir Rouche, Só na Marosidade e Alceu Valença. São esperados 400 mil turistas

Publicado em: 07/02/2016 08:06 Atualizado em: 07/02/2016 08:08

Irreconhecíveis e misteriosos. É assim que se tornam os foliões fantasiados de Papangus. E a ideia é essa mesma. Com roupas compridas, cabeleiras coloridas e uma lança nas mãos, os personagens mascarados alegram o carnaval de Bezerros e atraem milhares de turistas todos os anos. A cerca de 110km do Recife, o terceiro maior carnaval de Pernambuco é agraciado com a presença dos Papangus.

Nascido ainda durante o Entrudo (carnaval do século 19), os papangus têm uma história engraçada. Papangu significa na verdade, papa-angu, e recebeu esse nome pois, segundo conta a tradição, homens decidiram se esconder atrás de máscaras e roupas compridas para que ninguém descobrisse sua identidade, e percorriam as casas de amigos e parentes. Esses serviam angu para os convidados mascarados.

Antigamente as máscaras eram feitas do fruto coité e pintadas com azeitona preta, açafrão e folha de fava e as roupas eram simples, muitas vezes feitas com folhas de bananeiras. Hoje em dia as máscaras mais tradicionais são feitas com papel colê ou machê, cola e tinta. Há quem ouse fazê-las ainda de borracha, couro e plástico, e as roupas ganharam cores e variações. Calças, mantas e cáftas (tecidos que cobrem todo o corpo), recebem chocalhos ao redor e na mão um maracá de coco seco com pedra dentro.

O desfile dos papangus acontece neste domingo a partir das 10h. Centenas de foliões se inscrevem no concurso de fantasias. Dentre as categorias individual, grupo e infantil, podem concorrer como papangu tradicional, de luxo ou estilizado. O homenageado do carnaval de Bezerros este ano é o carnavalesco Robeval Lima. Ele já participou do concurso por 25 anos e neste carnaval vai compor a mesa de jurados. Robeval também é responsável pela decoração da cidade. “Essa homenagem é o reconhecimento do meu trabalho, e de toda uma luta para levar a cultura de Bezerros para outros lugares, dentro e fora do país. Fico muito emocionado”, afirmou.

Este ano serão quatro polos de folia. O palco principal, QG do Frevo, na Rua da Matriz, o Polo da Praça Centenária, o Polo Praça São Sebastião e o Polo Cultural Praça Duque de Caxias. Dentre as atrações, Elba Ramalho, Lenine, Almir Rouche, Só na Marosidade e Alceu Valença. A expectativa é de receber cerca de 400 mil turistas.
Pesqueira
Os Caiporas
Um dos mais tradicionais blocos do carnaval de Pesqueira, símbolo da região, os Caiporas saem pelas ruas há mais de 50 anos. Inspirados na lenda de uma assombração que vivia na floresta e pregavam peças em moradores e caçadores, os Caiporas apareceram com o intuito de assustar as crianças da região, porém hoje é visto como um personagem fundamental da cultura local que anima as festas e colore as ruas. O bloco sai neste domingo e na terça-feira gorda.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL