Maior do mundo Andando por entre os becos, andando em coletivos, a massa tomou as ruas pelo Galo Principal personagem do carnaval em Pernambuco homenageou Chico Science

Por: Marcionila Teixeira

Por: Wagner Oliveira - Diario de Pernambuco

Publicado em: 06/02/2016 17:50 Atualizado em: 06/02/2016 18:42

Foto: Peu Ricardo/Esp DP - Com irreverência e alegria, público cantou sucessos do ídolo Chico Science
Foto: Peu Ricardo/Esp DP - Com irreverência e alegria, público cantou sucessos do ídolo Chico Science
Galo das multidões é inexplicável. Para saber, é preciso senti-lo bem de perto. Não é exagero dizer que o sábado acordou somente para o folião acompanhar o 39º desfile, que deu a largada com o pipocar de fogos às 9h,  no Forte das Cinco Pontas. Uma multidão de foliões, que chegou mais tarde, tomou conta das ruas do Centro da Manguetown. Fundador do movimento, Chico Science teve uma homenagem à altura de sua importância no ano em que completaria meio século de vida.

Brincar no Galo é se despir dos preconceitos. Ao lado de milhares de rostos desconhecidos ou cobertos por fantasias, suor, alegria. Ele é arte e alegria, frevo e homenagem. Os foliões espantaram o Aedes aegypti com a criatividade de suas fantasias. Usaram a criatividade e criaram um estocador de vento, uma sátira à fala da presidente Dilma Rousseff. Ser o maior bloco do mundo é pouco título para o Galo da Madrugada.

CONFIRA AS MELHORES IMAGENS REGISTRADAS NO CARNAVAL NESTE SÁBADO

Mundo Livre foi lá e cantou o mangue. Otto e Lira também. Teve ainda Maestro Forró e Spok. De longe, vieram Gaby Amarantos e Luiza Possi. Todo mundo junto reverenciando o frevo e o precursor do Movimento Mangue no Recife, em 27 trios elétricos. O mangue também estava em dois carros alegóricos e nos bonecos gigantes de Chico e de um caranguejo com cérebro.

Na Ponte Duarte Coelho, o Galo Maestro cantava e rodopiava. O carnaval começou na capital pernambucana. Quem garante são o Galo e seus muitíssimos súditos. Ninguém duvida. Seis quilômetros de ruas repletas de gente são a prova.

O tom da crítica pairou no ar. Afinal, o Galo também é politizado. O tradicional café da manhã, no Forte das Cinco Pontas, a partir das 7h, reuniu políticos e convidados. O governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio prestigiaram o esquenta para a largada do bloco antes da explosão dos fogos. Os foliões que escolheram ir à concentração cedinho acompanharam o desfile das melhores fantasias, individuais ou em grupos.

Foto: Rafael Martins/ Esp. DP - Multidão de foliões tomou conta das ruas do Centro da Manguetown
Foto: Rafael Martins/ Esp. DP - Multidão de foliões tomou conta das ruas do Centro da Manguetown
 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL