Diario de Pernambuco
Busca
Vestibular Segunda colocada no sistema de cotas da UPE não poderá ocupar vaga Juliana Pascaretta estudou no Colégio Militar e não é contemplada pelo edital da UPE, que só permite instituições estaduais e municipais para cotistas

Publicado em: 07/01/2016 11:23 Atualizado em:

Aprovada no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) para o curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) com o segundo melhor resultado entre os cotistas e nota 74,27,  a estudante Juliana Pascaretta Rocha não poderá se matricular e ocupar a vaga, que será liberada para remanejamento. Pascaretta declarou ter concluído o Ensino Médio no Colégio Militar do Recife, insistuição federal e, portanto, não é contemplada pelo sistema de cotas da UPE. 

A informação foi confirmada pelo presidente da comissão do vestibular, Ernani  Martins, que destaca a transperência do edital do processo seletivo no que diz respeito às políticas e ações afirmativas, adotadas desde 2008 pela instituição. "Só têm direito a concorrer no sistema de cotas alunos que estudaram integral e exclusivamente em escolas públicas da rede estadual ou municipal", disse o presidente da comissão, que explica ainda que essas informações são confirmadas apenas no ato da matrícula e, por isso, Juliana Pascaretta não teve problemas ao realizar a inscrição para o vestibular. 

Ainda de acordo com Martins, embora a estudante não vá ocupar a vaga de costista, ainda poderá concorrer a outras vagas na UPE, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre, a partir da segunda-feira, o período de inscrições. "Ela poderá se inscrever no Sisu e entrar na UPE através da seleção universal. Já na UFPE, por exemplo, ela poderá concorrer no sistema de cotas porque eles admitem estudantes de escolas federais", esclareceu Martins. 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL