Diario de Pernambuco
Busca
Vestibular Os próximos passos para os feras do Enem Na segunda-feira, começam as inscrições para o Sisu

Por: Max Felipe - Especial para o Diario

Publicado em: 09/01/2016 09:18 Atualizado em: 09/01/2016 09:51

Mateus Miranda, aluno pré-vestibular do Colégio Motivo, chegou perto de alcançar a nota máxima da redação. Foto: Edvaldo Rodrigues/DP
Mateus Miranda, aluno pré-vestibular do Colégio Motivo, chegou perto de alcançar a nota máxima da redação. Foto: Edvaldo Rodrigues/DP

Após dois meses da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 395 mil candidatos inscritos no estado começaram a conferir o seu desempenho na prova. O dia de ontem foi de espera para os estudantes, muitos deles já estavam online desde as primeiras horas da sexta-feira atualizando a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado saiu somente às 18h. O Diario mostra os próximos passos para os feras (ver infográfico)
Uma das surpresas desta edição foi o desempenho dos candidatos em matemática. 
A nota máxima chegou a 1.008,3 pontos, a maior já registrada na história do exame na edição. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a tendência de aumento no desempenho na prova comprova a melhor qualificação dos participantes nesta área. O desempenho mínimo foi de 280,2. No Enem passado, a nota máxima ficou em 973,6. 

A prova de ciências da natureza obteve a nota máxima de 875,2 e a mínima de 334,3. Em ciências humanas, o desempenho máximo chegou a 850,6; o mínimo, a 314,3. A prova de linguagens e códigos teve como nota mais alta 825,8 e a mais baixa, 302,6. Para acessar a pontuação, é necessário informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição. “A nota da redação está no sistema. Caso necessário, atualize o navegador e limpe os arquivos. #ResultadoEnem2015”, publicou o Inep no Twitter, por volta das 19h20 de ontem. Mas os candidatos ainda não têm acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.

O aluno do pré-vestibular do Motivo Mateus Miranda, 20, alcançou 940 pontos com o tema sobre a violência contra a mulher. “Para que o mundo se torne um lugar ideal, é preciso que as pessoas cheguem a uma igualdade plena desses direitos, pois orienta as novas gerações acerca dessa dimensão”, contou Mateus.

O desafio, agora, é compreender como funcionam as notas. Os estudantes têm acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens e códigos, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Cada 100 pontos correspondem à diferença média - para cima e para baixo - do desempenho dos alunos de 2009, isso se chama desvio-padrão. “Tem que ter um ponto de partida e ela foi definida em 2009 com a primeira aplicação, ficando estipulada a nota mínima de 500 para todas as outras edições”, disse o professor do Colégio Motivo Valdemar Santos.

O próximo passo do fera é esperar a inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na próxima segunda-feira. A partir disso, eles podem concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. Além de concorrer a bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos.

 (Arte/Diario de Pernambuco)


Quem preferir pode calcular a nota em aplicativo gratuito
Estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano podem contar com uma ajuda extra: o aplicativo Enem Plus. O app gratuito simula o cálculo da nota padronizada e lista as possibilidades de aprovação em todas as instituições de graduação que utilizam o Enem como mecanismo de acesso.

Para isso, o estudante escolhe a universidade ou estado que deseja estudar. Em seguida coloca a pontuação que obteve em cada área do conhecimento. 
O aplicativo calcula a pontuação e prevê com aproximação quais os cursos e instituições onde o estudante pode passar.

O usuário também pode utilizar o aplicativo após a prova do Enem, para ter uma estimativa do seu desempenho. A ferramenta realiza uma busca nos bancos de dados públicos da edição 2014 do exame, no site do Ministério da Educação (MEC) e calcula a a nota padronizada.

O aplicativo está disponível para smartphones Android no Google Play desde 9 de setembro e possui 73 avaliações, com uma média de 4.9 estrelas. 
 Os desenvolvedores devem atualizar os dados da ferramenta em abril de 2016, quando o Inep liberar os dados estatísticos do Enem 2015. Mas já é possível usar as informações referentes ao exame de 2014.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL