Saúde Lessa de Andrade ganha centro de referência para atender crianças com microcefalia Equipe multiprofissional vai reforçar cuidados com crianças diagnosticadas

Publicado em: 04/01/2016 08:09 Atualizado em: 04/01/2016 12:27

A unidade funcionará para acomapanhar crianças já diagnosticadas. Foto: Thamires Oliveira/ Esp. DP
A unidade funcionará para acomapanhar crianças já diagnosticadas. Foto: Thamires Oliveira/ Esp. DP

Começou a funcionar nesta segunda-feira o Núcleo de Desenvolvimento Infantil, um centro de referência para o atendimento de crianças diagnosticadas com microcefalia, na Policlínica Lessa de Andrade, na Estrada dos Remédios, na Madalena, Zona Oeste do Recife. 

A inauguração faz parte do Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito que transmite doenças como dengue,  ciikungunya e o vírus zika, que tem a microcefalia como consequência.
 
Com a inauguração do centro, dois neuropediatras, dois fonoaudiólogos, dois fisioterapeutas e dois terapeutas ocupacionais passam a integrar a equipe de atenção à microcefalia. O centro conta com ambulatório multiprofissional especializado. 

A unidade funcionará para acomapanhar crianças já diagnosticadas. O primeiro atendimento, para diagnosticar a microcefalia, deve ser realizado por meio do Sistema de Regulação. Mulheres grávidas com suspeita de fetos com microcefalia também serão acompanhadas pela rede. O acolhimento acontece no Núcleo de Apoio em Saúde da Família e Programa Mãe Coruja Recife. 

O prefeito da cidade, Geraldo Julio, garantiu que a partir do próximo mês haverá um reforço também na orientação da população, a partir de ações nas escolas da cidade, para fortalecer o combate ao mosquito. 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL