Diario de Pernambuco
Busca
Mobilidade Nova rota de ciclofaixa em atividade no Cordeiro a partir de segunda

Publicado em: 18/12/2015 19:08 Atualizado em:

A partir da próxima segunda, o Recife terá mais uma ciclofaixa permanente. Será inaugurada a Rota Inácio Monteiro, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste. Com 1,1 quilômetro de extensão, ela vai se conectar com a Ciclofaixa do Cavouco e terá fluxo bidirecional. O percurso segue da Rua Professor Joaquim Xavier de Brito até a Avenida Inácio Monteiro.

O projeto foi elaborado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), seguindo as diretrizes do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC/RMR) e vai compor a Rede Cicloviária Complementar, que é de responsabilidade dos municípios da RMR.
 
De acordo com CTTU, no início de 2016, será implantada a rota de Jardim São Paulo. Com isso, será possível conectar a Zona Oeste à Zona Sul através de uma rede ciclável de mais de 20 quilômetros. A Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, que fica entre a Avenida Inácio Monteiro e a Avenida do Forte, receberá tratamento de ciclorrota, o que permitirá a ligação entre a rota da Inácio Monteiro e da Tiradentes, na Avenida do Forte. Dessa forma, será possível fazer uma conexão que atenderá a dez bairros: Engenho do Meio, Jardim São Paulo, Iputinga, Cordeiro, Torrões, San Martin, Mangueira, Mustardinha, Afogados e Imbiribeira.

Fiscalização

Será realizada por agentes de trânsito em viaturas e motos através de rondas periódicas. A CTTU destaca a importância do respeito às leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbem o estacionamento e a circulação na área destinada exclusivamente aos ciclistas. Os motoristas que estacionarem sobre a ciclofaixa ou forem flagrados circulando sobre o equipamento estão passíveis de multa grave e gravíssima, no valor de R$ 127, 69 e R$ 574,62 e 5 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), respectivamente.

Novas rotas

Além da rota Inácio Monteiro, no Cordeiro, está prevista para ser implantada, no início de 2016, a rota de Jardim São Paulo. Também está em fase de execução a ciclovia da pista leste da Via Mangue, que tem previsão de entrega também para o início de 2016. O equipamento será integrado a uma nova ciclofaixa na Avenida Antônio Falcão, realizando a conexão entre a Via Mangue e a Avenida Mascarenhas de Moraes. Ainda para compor a malha ciclável do município, está sendo construída uma nova ciclovia no canal do Arruda. Atualmente o Recife possui uma malha ciclável de 34 quilômetros de extensão.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL