Mobilidade Ciclofaixa do Cordeiro começa a funcionar

Publicado em: 21/12/2015 07:55 Atualizado em: 21/12/2015 11:08

Será ativada nesta segunda-feira a ciclofaixa permanente do bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. A Rota Inácio Monteiro tem, 1,1 quilômetro de extensão, vai se conectar com a Ciclofaixa do Cavouco e terá fluxo bidirecional. O percurso segue da Rua Professor Joaquim Xavier de Brito até a Avenida Inácio Monteiro. 

O projeto foi elaborado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), seguindo as diretrizes do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC/RMR) e vai compor a Rede Cicloviária Complementar, que é de responsabilidade dos municípios da RMR. 
 
De acordo com CTTU, no início de 2016, será implantada a rota de Jardim São Paulo. Com isso, será possível conectar a Zona Oeste à Zona Sul através de uma rede ciclável de mais de 20 quilômetros. A Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, que fica entre a Avenida Inácio Monteiro e a Avenida do Forte, receberá tratamento de ciclorrota, o que permitirá a ligação entre a rota da Inácio Monteiro e da Tiradentes, na Avenida do Forte. Dessa forma, será possível fazer uma conexão que atenderá a dez bairros: Engenho do Meio, Jardim São Paulo, Iputinga, Cordeiro, Torrões, San Martin, Mangueira, Mustardinha, Afogados e Imbiribeira.

Fiscalização 
Será realizada por agentes de trânsito em viaturas e motos através de rondas periódicas. A CTTU destaca a importância do respeito às leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbem o estacionamento e a circulação na área destinada exclusivamente aos ciclistas. Os motoristas que estacionarem sobre a ciclofaixa ou forem flagrados circulando sobre o equipamento estão passíveis de multa grave e gravíssima, no valor de R$ 127, 69 e R$ 574,62 e 5 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), respectivamente.

Novas rotas
Além da rota Inácio Monteiro, no Cordeiro, está prevista para ser implantada, no início de 2016, a rota de Jardim São Paulo. Também está em fase de execução a ciclovia da pista leste da Via Mangue, que tem previsão de entrega também para o início de 2016. O equipamento será integrado a uma nova ciclofaixa na Avenida Antônio Falcão, realizando a conexão entre a Via Mangue e a Avenida Mascarenhas de Moraes. Ainda para compor a malha ciclável do município, está sendo construída uma nova ciclovia no canal do Arruda. Atualmente o Recife possui uma malha ciclável de 34 quilômetros de extensão. 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL