Violência Estudante denuncia mais um caso de assalto nas imediações do campus da UFPE

Publicado em: 06/11/2015 10:36 Atualizado em: 06/11/2015 14:27

Uma estudante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) denuncia ter sido vítima de mais um caso de assalto nas imediações do campus Recife. Segundo a aluna, que não quis se identificar, ela e outros oito universitários foram abordados em uma parada de ônibus em frente ao centro de saúde por dois homens, um deles armado e outro pilotando uma motocicleta.


"Só escapamos porque corremos e os bandidos ficaram assustados e foram embora. Lá fomos informados que pelos próprios seguranças que o atual reitor proibiu o uso de arma no campus pelos vigilantes. Apenas os que estão na patrulha de carro, que geralmente são dois, um tem arma que só pode ser utilizada dentro dos portões. Como nós estavamos na parada eles não poderiam fazer nada. Hoje só tinha um vigilante dentro do prédio de saúde, que só soube porque corremos", reclamou a estudante, pelo WhatsApp do Diario de Pernambuco.

 

De acordo com a assessoria de comunicação da UFPE, a parada de ônibus licalizada nas imerdiações do Centro de Saúde fica na BR-101,fora do campus, sendo portando a segurança e policiamento de responsabilidade da Polícia Militar. Sobre a utiização de armas, a assessoria esclarece que os seguranças terceirizados atuam armados mas os agentes de segurança federais, que são servidores públicoa por lei não são autorizados a portar armas.

Na noite da quarta-feira passada, um adolescente armado invadiu o campus e trocou tiros com a PM e a segurança interna. O suspeito entrou por um acesso de pedestre entre os prédios de Fonoaudiologia e de Odontologia, tentando fugir de policiais militares que realizavam abordagem de rotina. Houve tiros na parte externa e interna, mas ninguém saiu ferido. O suspeito foi apreendido. De acordo com a assessoria de comunicação da UFPE, o adolescente fugia de PMs juntamente com outro suspeito. Ele foi levado pela polícia à Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA).

Estudante de Odontologia, Alex Machado, 23 anos, disse que estava em aula quando percebeu uma correria do lado de fora do prédio, e, de acordo com o que ouviu dos seguranças, dois homens estariam realizando assaltos do lado de fora do campus. O prédio chegou a ser fechado para garantir a segurança dos estudantes.No grupo do Facebook da univesidade diversos alunos relataram o tumulto. “Galera, cuidado! Teve tiroteio perto de odonto e farmácia, tem muito policial e correria pelo niate do CCB e no NTI!", postou Ana Célia Melo. “Sim, é verdade! Estamos trancados no CCB (Centro de Ciências Biológicas)", respondeu Hanna Katarina Lopes.

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL