Detran faz blitze no primeiro dia após fim do prazo para emplacar cinquentinhas
Publicado: 12/11/2015 às 07:27
Reprodução/TV Clube/
No primeiro dia após o fim do prazo para emplacamento dos veículos ciclomotores, ou cinquentinhas, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) realiza, nesta quinta-feira, uma série de blitze em diversos pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os locais não foram divulgados pelo órgão.[SAIBAMAIS]
Os proprietários das cinquentinhas sem placa, flagrados em circulação nas vias públicas, estarão cometendo infração gravíssima, com multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo. Um caminhão prancha participa da operação para recolher as motos apreendidas.
Apesar da queda da exigência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Tipo A aos condutores, o órgão dá continuidade às operações para exigir também a apresentação da documentação do veículo, que pode ser a nota fiscal de compra e, principalmente, do uso dos equipamentos de segurança, como capacete com viseira.
O prazo para emplacamento, encerrado às 16h desta quarta-feira não será prorrogado. No entanto, os proprietários das motonetas que compareceram ao órgão para efetuar o registro e licenciamento até a data limite mas que não concluíram o serviço em razão de não terem conseguido obter a emissão do documento de "Nada Consta" expedido pela DPRFV e/ou o cadastro do veículo na Base de Índice nacional (BIN), realizado pela concessionária ou fabricante do veículo, terão no máximo 30 dias para providenciar a documentação e concluir o processo. Até lá, os condutores deverão portar o protocolo/comprovante de requerimento efetuado junto a DPRFV ou à concessionária/fabricante. Assim que estiver de posse dos documentos exigidos, os usuários deverão agendar o atendimento pelo site www.detran.pe.gov.br para regularizar a situação do ciclomotor junto.
Quem compareceu ao Detran realizou a vistoria veicular, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que exige o número do chassi, o número do motor, além do perfeito funcionamento de itens obrigatórios, como seta, farol, lanternas de freio, buzina e retrovisor.

