Rede pública Governador anuncia construção de 13 novas escolas e concurso para três mil professores Pacote de ações para melhoria da educação em Pernambuco foi anunciado no Dia do Professor. A previsão é que as contratações sejam feitas em 2016

Publicado em: 16/10/2015 15:31 Atualizado em:

Um concurso para contratar três mil novos professores para ingressar no quadro da rede estadual de Pernambuco em 2016 foi anunciado, nessa quinta, no Dia do Professor. O concurso é uma das ações do pacote de medidas voltadas para melhoria da educação. O governador do estado, Paulo Câmara, assinou também as ordens de serviço para a construção de treze novas escolas públicas na Zona da Mata e anunciou dois novos projetos de educação realizados em parceria com instituições privadas.

O edital para o concurso será divulgado ainda em 2015, mas a prova e as contratações seguintes só serão realizadas no ano que vem. Metade das vagas será para a área de exatas e a outra para educação inclusiva. As futuras contratações estão relacionadas com a construção das treze escolas na Zona da Mata do estado. As cidades que devem ter novas escolas a partir de 2016 são Barreiros, Palmares, São Benedito do Sul, Água Preta, Catende, Vicência, Maraial, Pombos e Escada. As obras custarão R$ 33,8 milhões, dividos entre os governos estadual e federal.

Com conquistas inéditas para as escolas da rede pública do Nordeste, duas professoras foram homenageadas durante os anúncios realizados no Palácio. A professora Jaci Pontes, da Erem Eraldo Campos, de Escada, e a diretora Risolanda Vauthier, da Escola Frei Jaboatão, em Jaboatão dos Guararapes, foram os destaques do encontro. Jaci se inscreveu no ano passado em um concurso e conseguiu firmar uma parceria entre o British Council e a escola. "Vinte alunos daqui e vinte alunos de uma escola inglesa interagem e conversam ao vivo pela internet. Eu e alguns outros professores visitamos a Inglaterra e apresentamos nossa cultura e nossa realidade e, em dezembro, é a vez deles nos visitarem. Em breve, será a vez dos alunos”, contou Jaci.

Já a escola dirigida por Risolanda Vauthier é a única da rede pública do Nordese a firmar parceria com a Unesco, uma ligação oficializada no início do mês. A escola funciona em sua forma regular e dentro de um anexo em um Case da Funase em Jaboatão. “É algo grande, que vai beneficiar o trabalho de ressocialização dos alunos reeducandos e também de prevenção dos alunos de ensino regular. Nós poderemos fazer parte de projetos da Unesco”, explicou a diretora.

Dois novos projetos também estão sendo realizados sem custos para o governo, através de parceria com instituições como o Instituto Natura, o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação e o Instituto Sonho Grande. “O primeiro projeto é o portal de educação escola conectada, inaugurada hoje, em que qualquer pessoa poderá usufruir de oito mil mídias”, afirmou o secretário de Educação, Fred Amâncio. 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL