° / °

Vida Urbana
Protesto

Fachada do Hospital da Restauração amanhece pichada

Em letras garrafais, o protesto: "Quantos vão morrer na fila de espera? SUS = Seu Último Suspiro"

Publicado: 18/10/2015 às 10:59

Foto: Reprodução/ WhatsAPP/

Foto: Reprodução/ WhatsAPP/

Foto: Reprodução/ WhatsAPP A fachada do Hospital da Restauração (HR), na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro do Derby, no Recife, amanheceu pichada neste domingo. As inscrições foram feitas de cima do topo do prédio, de nove andares.Em letras garrafais, o protesto: "Quantos vão morrer na fila de espera? SUS = Seu Último Suspiro", assinado pelos pichadores Luan, Androide e Torre, do grupo Anarquistas Detonadores de Spray, significado da sigla ADS.
[SAIBAMAIS]
Segundo os pichadores, o prédio vinha sendo cobiçado por todos os grupos que atuam no Recife. Eles registraram o feito com fotos antes que as inscrições fossem cobertas, o que aconteceu ainda na manhã de ontem. "Pena não ter durado nem uma semana", comentou. Em julho, o Hospital das Clínicas também foi pichado e assinado por Luan, desta vez com a frase: "Não há doença pior que a corrupção. Quem aceita o mal sem protestar é cúmplice”.

O edifício de traços modernistas do arquiteto Acácio Gil Borsoi, foi construído em 1967 e inaugurado em 31 de dezembro de 1969 pelo governador Paulo Guerra, que depois passou também a batizar o imóvel: Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra. O nome Restauração foi sugerido pelo médico Fernando Figueira, aproveitando duplo significado: uma homenagem à Restauração Pernambucana, movimento que culminou com a expulsão dos invasores holandeses de Pernambuco em 1654, e a função restauradora do hospital.

 

Mais de Vida Urbana