Meio ambiente Tartaruga é devolvida ao mar em Porto de Galinhas

Publicado em: 03/09/2015 09:21 Atualizado em: 03/09/2015 09:31

Foto: Ivan Nascimento / Secom/ Ipojuca
Foto: Ivan Nascimento / Secom/ Ipojuca
Uma tartaruga da espécie verde (Chelonia Mydas) encontrada na faixa de areia da praia de Maracaípe, Ipojuca, está sendo devolvida ao mar na manhã desta quinta-feira. A reinserção será realizada pela equipe da ONG Eco Associados, entidade conveniada com a Secretaria de Meio Ambiente do município. A soltura está marcada para as 11h na praia de Porto de Galinhas, em frente à antiga casa do governador.

Com 103 kg e 1,1 m de comprimento, o animal, um macho adulto com idade aproximada de 70 anos foi encontrado no dia 15 de julho com sintomas de inflamação, pneumonia e apresentando rins paralisados. Após os primeiros socorros, a tartaruga foi levada à sede da ONG em Porto de Galinhas, onde recebeu cuidados da equipe de biólogos da entidade, enquato os exames laboratoriais foram realizados em uma clínica no Recife.

Com idade aproximada entre 60 e 70 anos, a tartaruga será batizada nesta quinta-feira, quando será conhecido o resultado da enquete realizada entre os alunos da Escola Municipal Manoel Uchôa, de Porto de Galinhas. Os nomes sugeridos para votação foram Michelangelo, Donatello, Rafael e Leonardo, os mesmos utilizados pelos personagens do desenho animado "As Tartarugas Ninjas".

A tartaruga-verde (Chelonia mydas) é uma tartaruga marinha da família Cheloniidae. A espécie é herbívora e está distribuída por todos os oceanos, nas zonas de águas tropicais e subtropicais. Seu nome deve-se à coloração esverdeada da sua gordura corporal.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL