° / °

Vida Urbana
Perda

Morre o historiador Fernando da Cruz Gouvêa

Estudioso de Joaquim Nabuco e Oliveira Lima, ele trabalhou por 30 anos no Diario de Pernambuco

Publicado: 06/09/2015 às 09:41

Faleceu neste domingo o historiador pernambucano Fernando da Cruz Gouvêa. Aos 88 anos, ele estava internado no Hospital Português, no Recife, onde o corpo está sendo velado até as 16h30. A cremação está marcada para as 18h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). No cemitério, o corpo será velado a partir das 17h.


Internado há cerca de 45 dias com pneumonia, ele faleceu de falência múltipla dos orgãos por volta das 5h40. Deixa víuva, Ana Maria Antunes da Cruz Gouvêa, de 70 anos, dois filhos, quatro netos e dois bisnetos. "A pesquisa era a vida dele. Cuidava da obra como um filho. Viveu para ler, escrever e se dedicar à família e à leitira", disse a viúva.

 

O historiador trabalhou por 30 anos no Diario de Pernambuco, onde cuidadava dos arqivos das coleções dos jornais. Também escreveu por anos a coluna "Há um século". Estudioso de Joaquim Nabuco e de Oliveira Lima, Fernando da Cruz Gouvêa escreveu diversos livros sobre as duas personalidades e a respeito da transição entre monarquia e república. O mais famoso, publicado em três volumes em 1976 foi "Oliveira Lima: uma biografia", editado pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, com prefácio de Barbosa Lima Sobrinho.

Fernando da Cruz Gouvêa também foi sócio efetivo do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, primeiro direitor do Museu do Açúcar do então Institituto do Açúcar e do Álcool, que hoje é o Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco.

 

Confira alguns livros de sua autoria:

Abolição: a Liberdade Veio do Norte;

Uma Conjuração Fracassada e Outros Ensaios;

Palavras Reencontradas;

Perfil do Tempo;

Joaquim Nabuco Entre a Monarquia e a República;

O Imperador Itinerante;

Maurício de Nassau e o Brasil Holandês;

O Partido Liberal no Império: o Barão de Vila Bela e Sua época;

Eça de Queiroz, Empreiteiro da Risada;

Visão Política de Machado de Assis e Outros Ensaios;

Oliveira Lima: uma Biografia;

Um Diplomata e Politico do Império;
Oliveira Lima e o Recife;
Um Diplomata e Político do Império o Conselheiro Sérgio Teixeira;

Quem Vem Lá?

 

 

Mais de Vida Urbana