° / °

Vida Urbana
Sonho

Estudante pernambucano embarca para China

Aluno de uma escola estadual no bairro do Ibura vai passar cinco meses estudando na China, depois de ter sido escolhido para participar do projeto

Publicado: 05/09/2015 às 15:13

Em menos de um mês, o estudante pernambucano Jonas Tavares, 17 anos, viveu uma sequência de sentimentos distintos. Depois de receber com muita alegria a notícia de ter sido selecionado para estudar na Shanghai Gezhi Schience School, uma escola americana em Xangai, na China, viu a angústia chegar por medo de não conseguir arrecadar o dinheiro necessário para se manter no Oriente. A história foi parar nas páginas do Diario de Pernambuco e, em uma semana, Jonas foi obrigado a substituir o medo pela alegria. Ontem ele embarcou para Xangai, onde irá estudar por cinco meses.

Jonas é aluno da Escola Estadual Dom Sebastião Leme, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife. Durante uma temporada de cinco meses nos Estados Unidos, através do programa Ganhe o Mundo, ele participou da seleção para ir à China. Quando já estava no Brasil, em agosto, recebeu a notícia de ter sido um dos quatro alunos selecionados para a viagem. A bolsa cobria hospedagem, passagem aérea e material didático, mas ele precisava de U$ 3,5 mil para garantir a vaga.

O estudante chegou a lançar uma campanha na internet, mas depois de ser notícia no Diario de Pernambuco, recebeu apoio de duas empresas locais para custear os gastos. “Todo mundo ficou muito feliz. Meus pais sabem que é isso o que quero”, contou o garoto que sonha ser diplomata e começou a estudar inglês por conta própria, aos 10 anos, na internet.

Ontem, Jonas saiu do Recife às 15h38 para uma maratona de três viagens de avião, que juntas somarão 27 horas e meia de viagem. Além de sete horas de espera entre as trocas de aeronave. Primeiro, ele seguiu para São Paulo. Em seguida, iria para Chicago, nos Estados Unidos, de onde embarcará para 14 horas de voo até a China. Mas Jonas não parece ter medo de rotinas duras. “Na China eles estudam o dia todo. É das 7h30 às 21h30. Mas não são só aulas. Tem uma dinâmica legal, esportes e eu também vou aprender chinês. Vai ser uma rotina bem cheia”, comentou, no aeroporto.

O adolescente passará cinco meses estudando em solo chinês, para concluir o ensino médio. “Comecei a arrumar a mala no início da semana. Estou feliz com a oportunidade e preparado”, ressaltou o jovem, filho de uma costureira e de um aposentado. No primeiro semestre deste ano, ele já havia morado e estudado na cidade de Sait Paul, em Minessota, nos EUA. A mãe de Jonas, Inalda Nascimento, não escondeu a emoção na despedida. “Estou um pouco nervosa e apreensiva, mas feliz em saber que meu filho está conquistando mais uma etapa da vida dele por esforço próprio”, declarou dona Inalda.
Mais de Vida Urbana