Educação Rede estadual melhorou desempenho e qualidade, mostra Idepe

Publicado em: 11/08/2015 22:22 Atualizado em:

Os indicadores da educação básica em Pernambuco cresceram 6%. Segundo dados do  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), divulgado nesta terça-feira pela Secretaria Estadual de Educação, o estado saiu de 3.54 para 3.75, considerando a aptidão dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, além do fluxo escolar, assim como os critérios usados pelo governo federal para chegar ao Ideb, que avalia a educação básica no país. 

A Escola Estadual Cícero Augusto Gomes, localizada em Ibimirim, no sertão do Moxotó, ficou com a maior nota nos anos finais do Ensino Fundamental, com média 7,06. Em segundo lugar está a Escola Estadual Sofia Feijó Sampaio, com nota 6,42. A unidade fica situada em Catende. Na categoria do Ensino Médio, a melhor média foi para a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Costa Azevedo, localizada em Olinda, com nota 6,04. A segunda colocação ficou com a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Artur Barros Cavalcanti, em Bodocó, com média 5,88. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental temos o município de Quixaba, com 6,04, seguido de Triunfo, com 5,87 e Tuparetama, com média 5,72.


Índice
O Idepe é calculado por meio de metodologia semelhante ao Ideb, o índice nacional. A média é obtida com dados de proficiência dos alunos em disciplinas como português e matemática além de informações sobre fluxo escolar, que é a medida em que os estudantes são aprovados para uma nova série. “É um indicador importante porque se torna uma ferramenta de trabalho, mostrando se o caminho está correto”, afirmou o secretário estadual de educação, Frederico Amancio. O ideal é toda escola pública tenha nota igual ou superior a 6.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL