Corte Orientadores de trânsito começam a deixar ruas do Recife Prefeitura confirma corte nos gastos, mas não divulga números de demissões

Publicado em: 27/08/2015 09:01 Atualizado em: 27/08/2015 16:33

Projeto começou em dezembro de 2013 e ganhou apoio da população. Foto: Cristiane Silva/Esp.DP/D.A Press
Projeto começou em dezembro de 2013 e ganhou apoio da população. Foto: Cristiane Silva/Esp.DP/D.A Press

O aperto nas contas públicas com a crise econômica já está impactando a mobilidade no Recife. Uma fonte ouvida pela reportagem da TV Clube, nesta manhã, afirmou que houve corte no número de orientadores de trânsito, conhecidos como “amarelinhos”, nas ruas da capital pernambucana. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), no entanto, não se pronunciou oficialmente sobre a redução desse quadro que, segundo a mesma fonte, que não quis se identificar, é estimada em 20%.

Na manhã desta quinta-feira, a equipe de reportagem da TV Clube percorreu a Avenida Norte, uma das mais movimentadas da Zona Norte, em busca destes profissionais. Somente um, na altura da Encruzilhada, foi localizado pela equipe. 
O projeto dos orientadores, implantado em dezembro de 2013, é uma das grandes apostas da Prefeitura do Recife e ganhou a aprovação da população. Ao todo, são 372 amarelinhos atuando em vias e cruzamentos movimentados do Recife. 

O corte é justificado pelo custo da operação. Além dos salários dos servidores, contabiliza-se o custo de combustível e manutenção dos veículos – carros e motos – utilizados. 

Os amarelinhos, que são terceirizados, já estão recebendo aviso-prévio. Sem sindicato para organizar a categoria, eles estariam articulando um protesto para esta quinta-feira. 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL