Diario de Pernambuco
Busca
Recife Onde começam e terminam os bairros do Recife? Saber os limites dos bairros da cidade pode ser mais complicado, e inusitado, do que se pensa

Por: Ana Cláudia Dolores - Diario de Pernambuco

Publicado em: 23/08/2015 17:11 Atualizado em: 23/08/2015 17:29

A placa no cruzamento da Rua Amélia com a Av.Rosa e Silva, sinaliza a divisão entre os bairros dos Aflitos e Espinheiro. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
A placa no cruzamento da Rua Amélia com a Av.Rosa e Silva, sinaliza a divisão entre os bairros dos Aflitos e Espinheiro. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press

Em que bairro do Recife você mora? Talvez a resposta não seja bem a que você está acostumado a dizer há anos. Isso porque a cidade é cheia de “pegadinhas”. Há bairros cujos limites reais não são os mesmos dos criados pelos habitantes, bairros que existem, mas pouca gente conhece, e até os que não existem, mas que quase todo mundo acredita que sim.

A cidade possui 94 bairros distribuídos em 218,5 quilômetros. Se fossem todos do mesmo tamanho, daria uma média de pouco mais de dois quilômetros quadrados para cada um deles, para se ter uma ideia do “aperto”. Essa divisão foi feita em 1988 por força do decreto municipal 14.452. Quase dez anos depois, uma lei municipal, a 16.293/97, ratificou esses limites.

Como a cidade foi separada segundo critérios administrativos que nem sempre dialogam com os culturais, os marcos existentes no imaginário popular não necessariamente são os mesmos da lei. Para piorar, nas áreas limítrofes, que são muitas, a confusão é maior por falta de referências físicas demarcando o território.


É por isso que pessoas como o vendedor de feijão Pedro Lourenço da Silva, 59 anos, trabalha há 19 anos num bairro sem saber que está lá. Ele negocia seu produto na esquina da Avenida Domingos Ferreira com a Rua Jornalista Adeth Leite jurando que está no Pina quando, na verdade, está em Boa Viagem. Isso porque entre a Tomé Gibson e a Rua Jornal Vanguarda todo o lado Oeste da Domingos Ferreira ainda é Pina, enquanto o lado oposto é Boa Viagem. Os dois bairros, nesse caso, são divididos pelo canteiro central da avenida. “Eu tenho certeza que aqui é o Pina. Boa Viagem só começa depois do Extra”, sacramenta o comerciante.

Além da confusão sobre onde começam e terminam os bairros, o Recife é repleto de exemplos de bairros que existem popularmente, mas não estão no mapa oficial da cidade. É o caso de Setúbal, Benfica e Roda de Fogo que são apenas localidades e não bairros. Também há bairros que quase ninguém conhece, como Ponto de Parada, que fica entre Rosarinho, Arruda, Campo Grande, Hipódromo e Encruzilhada, e bairros que as pessoas pensam que criaram, mas de fato já existiam, como Caxangá, que está no final da avenida de mesmo nome e é cortado pelo Rio Capibaribe.

Ficou em dúvida sobre o seu bairro? A assessora especial da Secretaria de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras da Prefeitura do Recife, Emília Avelino, dá uma dica para ajudar na localização. “Veja o bairro que vem indicado no seu IPTU. Ele nunca será enviado para o endereço errado. Se não tiver, busque o CEP que também estará com o endereço correto”, indicou.

Matéria originalmente publicada em 14/07/2012


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL