Mais carros CTTU inicia operação volta às aulas

Publicado em: 03/08/2015 07:03 Atualizado em: 03/08/2015 08:49

Avenida Rui Barbosa ficou bastante engarrafada nesta segunda-feira. Foto: Anamaria Nascimento/DP/D.A.Press
Avenida Rui Barbosa ficou bastante engarrafada nesta segunda-feira. Foto: Anamaria Nascimento/DP/D.A.Press
Com o fim das férias escolares, a frota de veículos nas ruas do Recife tem um aumento médio de 20% a 25%, segundo levantamento da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Para tentar minimizar os problemas no trânsito, o órgão inicia hoje a Operação Volta às Aulas, que segue até o dia 28 de agosto. As ruas que dão acesso às grandes escolas particulares da cidade irão receber equipes de arte educadores e agentes de trânsito para a realização de ações educativas e de reforço da fiscalização durante todo o mês de agosto. A novidade é que, desta vez, a operação também irá beneficiar as ruas no entorno das principais universidades.

Agentes vão atuar nas avenidas Agamenon Magalhães, Rui Barbosa e Domingos Ferreira, e no entorno da Universidade Católica de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco. “O intuito é alertar os jovens sobre suas responsabilidades como condutores, tendo em vista que os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de morte entre os jovens na faixa etária de 18 a 24 anos”, ponderou o chefe de educação para o trânsito da CTTU, Francisco Irineu.

A campanha também irá beneficiar dez escolas municipais com ações educativas. O trabalho será desenvolvido através de atividades como peças de teatro e um game show interativo, pelo qual as crianças aprenderão sobre questões como convivência no trânsito. “Em primeiro lugar, fica a prevenção de acidentes com as crianças. Ao mesmo tempo, a ação irá abordar questões sobre as responsabilidades de cada um na melhoria da mobilidade urbana, explicou Francisco Irineu.

A estimativa da frota circulante na cidade, que recebe veículos de toda a Região Metropolitana, é de aproximadamente 1,2 milhão. No período de férias escolares existe
uma redução média de 250 mil automóveis.

A operação será realizada por uma equipe de 20 agentes de trânsito, que irão realizar rondas no entorno das escolas. Os pais devem ficar atentos à sinalização e às regras contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A CTTU alerta que estacionar em fila dupla ou em faixa de pedestre é considerada infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL