Até outubro Centro terá circuito de ruas só para pedestres Nove vias formarão um perímetro livre de carros. A partir de amanhã, Rua das Calçadas terá o estacionamento proibido

Publicado em: 04/08/2015 07:23 Atualizado em:

Até outubro a Rua das Calçadas, a mais movimentada do bairro de  São José, será de pedestres. Depois de limitar o número de ambulantes e proibir estacionamento, desde ontem, no local com a eliminação de 60 vagas da Zona Azul, o próximo passo será proibir a circulação de veículos na área. A proposta é que a Rua das Calçadas passe a integrar o circuito de nove vias para pedestre no Centro da cidade.

A proposta é criar um roteiro que privilegie o pedestre com vias que já têm essa característica: as ruas Imperatriz, Ponte da Boa Vista, Nova e Duque de Caxias. A Rua Matias de Albuquerque será adaptada para pedestre e a Rua Direita, que tem um trecho que ainda passa carro, será definitivamente de pedestre. Também faz parte do roteiro o trecho da Rua do Hospício, nas imediações da Igreja Matriz da Boa Vista. “Com esse roteiro, o pedestre poderá circular da Boa Vista ao São José”, explicou o secretário da pasta, João Braga.

Ainda segundo secretário João Braga, a primeira fase da operação também prevê um novo plano de carga e descarga para o bairro de São José. “É importante implantarmos o plano de carga e descarga para evitar que as vias sejam ocupadas com essas operações de forma desordenada”, explicou.

Com a proibição do estacionamento, a via vai receber a sinalização viária horizontal e 14 placas de sinalização vertical regulamentando a proibição. Trinta e dois agentes de trânsito ficarão responsáveis pela fiscalização. Por enquanto as vagas exclusivas para carga e descarga de mercadorias serão mantidas para garantir o abastecimento dos comércios existentes no local. A via ainda possui dois pontos de táxi, na altura da Praça Dom Vital e da Travessa do Forte, que continuarão ativos.

Os veículos flagrados estacionados em local irregular estão sujeitos a multas que variam de R$ 53,20 a R$ 127,69 e de 3 a 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os caminhões flagrados realizando a carga e descarga de mercadorias em local e horário proibidos também podem ser multados.

Dos 100 vendedores ambulantes, 35 são cadastrados junto à prefeitura e poderão continuar no local. Outros 14, que comercializam comida, serão transferidos ao Cais de Santa Rita, que está com cerca de 25% das obras concluídas. “A gente espera que até o fim do ano as obras do Cais estejam concluídas”, afirmou.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL