Articulação Amarelinhos farão assembleia neste sábado Orientadores de trânsito pensam em fazer greve após demissões em massa

Publicado em: 28/08/2015 11:57 Atualizado em: 28/08/2015 18:34

Depois de receber avisos de desligamento e das demissões terem sido admitidas pela Prefeitura do Recife, os orientadores de trânsito do Recife, conhecido como “amarelinhos”, se reúnem em assembleia, neste sábado, às 13h, na sede da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do Norte e do Nordeste (Feconeste), em Santo Amaro, para discutir a situação da categoria, que é terceirizada. Eles alegam que não receberam o aviso prévio e ameaçam entrar em estado de greve em solidariedade aos colegas que já foram notificados. 

Indignados, alguns orientadores que receberam a carta abandonaram os postos de trabalho ou permaneceram sentados durante a jornada ontem. “Nunca faltei, tenho uma ficha limpa, mas recebi o aviso de demissão. Estou indignado”, disse um “amarelinho” que não quis se identificar e permaneceu sentado, sem controlar o trânsito, em protesto pelo desligamento. 

Os orientadores prestam serviço ao governo municipal por meio da Serttel, empresa pernambucana de tecnologias para a mobilidade. O aperto nas contas públicas por causa da crise econômica seria a justificativa dos cortes. Estima-se que 20% dos 372 terceirizados serão desligados, ou seja, aproximadamente 80 profissionais. A Prefeitura do Recife, no entanto, não confirma os números. A administração municipal também não quis comentar as demissões. A Serttel também não se posicionou.

Já a Feconeste fala em 50% dos contratos rescindidos até o fim do mês. “Não temos nenhuma confirmação, pois procuramos a prefeitura e a Serttel, mas elas não dão uma resposta oficial. Estimamos que metade dos profissionais esteja sendo desligada, de acordo com o número de orientadores que têm nos procurado”, afirmou o advogado da federação, João Murinelli. A Feconeste representa os trabalhadores já que eles não têm sindicato constituído.

O orientador Ricardo Sybalde, 42 anos, está entre os que receberam a carta com a comunicação de aviso prévio. O documento, entregue ao profissional nessa segunda-feira, informa que ele será desligado no próximo dia 15. “Estou trabalhando normalmente e fazendo meu serviço como sempre fiz, com dedicação, mesmo tendo sido pego de surpresa. Nesse um ano e três meses de prestação de serviço, nunca tive uma advertência, falta sem justificativa ou mau comportamento. Não entendo o que aconteceu”, lamentou. 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL