° / °

Vida Urbana
Um ano

Placa solta e alagamento na passarela do aeroporto

Publicado: 22/07/2015 às 07:23

Pouco mais de um ano depois de ser inaugurada, a passarela que liga o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre ao Terminal Integrado do Aeroporto, no lado oposto da Avenida Mascarenhas de Morais, precisa de manutenção. Uma das placas metálicas do equipamento está soltando e pode cair sobre um pedestre. Usuários da passagem se queixam ainda que a passarela alaga quando chove; problema que se agravou este mês.
[SAIBAMAIS]
O agente de segurança Janderson Santana, 19, trabalha no aeroporto e usa o elevado diariamente. “Para os usuários, o principal problema é o fato de alagar. Vejo que um funcionário usa um pano para secar, mas nem sempre consegue eliminar a água”, observou. Já a auxiliar administrativo Adriana Alves, 43, acredita que os pedestres que passam sob a passarela correm mais riscos. “A passarela facilita muito o trajeto de quem vem ao aeroporto. Os que passam por baixo, porém, correm risco com a placa soltando”, afirmou.

A Secretaria das Cidades, órgão estadual responsável pela construção, informou que os reparos na estrutura serão realizados pelas empresas que ergueram e revestiram a passarela, pois a obra ainda está no período de garantia. O conserto da placa metálica da parte inferior da passagem será realizado pela Pontual Engenharia ainda esta semana.

“Já identificamos o problema da placa e contatamos a empresa que fez o revestimento inferior. Pedimos que os técnicos observem também se outras placas podem apresentar o mesmo problema para que elas sejam trocadas antes mesmo de soltarem”, pontuou o gerente geral de mobilidade da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel.

Com relação ao alagamento, a Secretaria das Cidades afirmou que o consórcio Arteleste - empresa que construiu a passarela - foi acionado para realizar os reparos. “Entramos em contato, mas o consórcio está passando por problemas financeiros. Por enquanto, adotamos soluções emergenciais, como a aplicação de produtos para impermeabilização”, respondeu Gurgel.

As obras da passarela foram iniciadas em 2012. A previsão era ficar pronta a tempo para a Copa das Confederações, em 2013. O equipamento, que custou R$ 26 milhões,  foi inaugurado em 12 de junho de 2014, durante a Copa do Mundo.
Mais de Vida Urbana