Superação Homem que levou choque de 13,8 mil volts conta história em palestra no Recife

Publicado em: 06/07/2015 20:43 Atualizado em: 06/07/2015 21:07

 (Guilherme Veríssimo/DP/D.A Press)
O ex-eletricista Flávio Peralta, 47 anos, esteve nesta segunda-feira (6) no Recife para ministrar uma palestra sobre os riscos e cuidados que se deve ter ao manejar componentes elétricos. Peralta sofreu uma descarga de 13,8 mil volts em 1997, quando trabalhava com rede de alta tensão. Por causa do acidente, precisou amputar os dois braços e utiliza hoje sua história como fonte de educação e mensagem de superação.

Foram 10 dias de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um total de 45 dias de hospital. Em casa, foram mais três anos de sessões de fisioterapia e hidroterapia, para recuperar o movimento da perna e do que restou dos membros superiores. Desde 2007, ele roda o Brasil contando como superou as dificuldades e como deve ser o cuidado ao lidar com energia.

“A energia é invisível, mas ela mata ou deixa grandes sequelas. É importante ficar distante de qualquer fio na rua, nunca encostar ou colocar a mão. E acionar os órgãos competentes”, comentou ele, que já realizou palestra inclusive para funcionários da Celpe. Ontem, a palestra ocorreu para funcionários do Beach Class Suítes, na Avenida Boa Viagem.

Flávio Peralta é um dos mantenedores do site www.amputadosvencedores.com.br, onde dá dicas de segurança do trabalho e conta a própria experiência. “A chave de baixa tensão estava desligada. Eu deveria ter testado a rede. Se eu tivesse descido para checar os equipamentos, não tinha levado o choque. Fiquei preso pelo cinto de segurança”, rememora ele.

Ao longo dos anos, Peralta já realizou mais de 1 mil palestras sobre o tema. “É importante também que as empresas façam o alerta para os funcionários”, lembrou o palestrante.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL