Bombeiros Explosão em estação da Compesa em Noronha causa poluição no mar

Publicado em: 01/07/2015 15:43 Atualizado em:

Um tanque de tratamento de esgoto da Compesa na Praia do Cachorro, em Fernando de Noronha, rompeu em uma explosão e o líquido chegou ao mar. O acidente aconteceu no domingo e causou muito mau cheiro, mas somente nesta quarta a Construtora OTL, ganhadora da licitação para fazer a manutenção no local, iniciará o conserto. A expectativa é que o reparo dure pelo menos 40 dias. O tratamento não será comprometido.

O barulho da explosão do tanque lembrou o ruído de uma queda de avião, contaram moradores. A estrutura, que funciona como um filtro, tem capacidade para 20 mil litros de esgoto. “Ainda não sabemos o motivo do rompimento. Como temos operadores 24 horas no local, o registro foi fechado rapidamente. Nada mais vazou além dos 20 mil litros. Era um esgoto no meio do tratamento, não bruto”, comentou Fernando Lobo, diretor regional metropolitano da Compesa.

Esse não foi o primeiro problema da estação este ano. Já houve um extravazamento e um rompimento que renderam multa de R$ 600 mil no total. A Compesa recorreu à Justiça. A equipe de fiscalização do Instituto Chico Mendes disse que aplicaria nova multa à Compesa. Lobo disse que ainda não recebeu notificação.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL