Rua da Aurora Estátua do poeta João Cabral de Melo Neto é vandalizada

Por: Larissa Rodrigues - Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/07/2015 07:46 Atualizado em: 31/07/2015 15:50

 (Joao Velozo/ Esp. DP/ D. A Press)
O vandalismo e a depredação do patrimônio público no Recife continuam fazendo vítimas. A estátua do poeta João Cabral de Melo Neto, localizada na Rua da Aurora, teve partes do rosto e do pescoço pintados de verde. Mas não foi a primeira vez que um dos equipamentos de valorização da cultura local foi desrespeitado.

Em janeiro passado, o Diario mostrou a situação da estátua de Ascenso Ferreira, no Cais da Alfândega, com o rosto completamente destruído. O monumento entrou no projeto de recuperação da prefeitura concluído no início do ano pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Foram restauradas as 12 estátuas do Circuito da Poesia, conjunto de esculturas de poetas pernambucanos instaladas em pontos turísticos da capital.

De acordo com a Emlurb, uma equipe esteve na Rua da Aurora, ontem, e fará levantamento dos danos e custos da recuperação da estátua de João Cabral. O investimento no conserto das 12 esculturas foi de R$ 115 mil. Mas, somente com o reparo de monumentos, pontes e edificações que sofreram ações de pichação e vandalismo, a prefeitura chega a gastar aproximadamente R$ 2 milhões por ano, equivalente ao custo de duas Upinhas Dia.

Para o autor das estátuas, o artista Demétrius Albuquerque, a sensação é de tristeza.  “Fazem isso como uma espécie de desafio e prejudicam toda a sociedade”, lamentou Demétrius, que é casado com uma descendente de japoneses. 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL