° / °

Vida Urbana
Polêmica

Emlurb é impedida de podar oitizeiro nas Graças

Moradores da Rua da Amizade exigiram dados técnicos. Órgão diz que há risco de acidente no local

Publicado: 20/07/2015 às 07:49

A poda de um oitizeiro na Rua da Amizade, bairro das Graças, foi interrompida ontem por moradores da via, em um ato de protesto. Após ter seus funcionários impedidos de concluir o serviço, a Emlurb, órgão da Prefeitura do Recife responsável pela manutenção nas árvores, ressaltou que há risco de acidente no local.

A operação se iniciou por volta das 9h, com a interdição de um trecho da via. Após a relização de outras podas, a equipe da Emlurb foi abordada por uma moradora do condomínio onde está o oitizeiro, por volta das 12h15. Ela recebeu apoio de outros moradores e o serviço foi paralisado. A poda tinha sido autorizada pela gestão do condomínio.

“A Rua da Amizade é um exemplo de patrimônio ambiental da cidade. Não podemos simplesmente erradicar árvores cententárias sem que ao menos os cidadãos tenham conhecimento do porquê”, reclamou o morador Fernando Holanda, que reside nas Graças há 10 anos. 

Uma comissão formada por residentes vai protocolar um pedido de informações à Emlurb. A intenção é pedir um laudo técnico de cada árvore da rua, bem como seu histórico de manutenções, com informações sobre podas e replantios.

Continuidade

A Emlurb confirmou que o serviço de ontem foi “interrompido por moradores da área e não pôde ser finalizado. Segundo o órgão, a árvore foi previamente vistoriada pelos técnicos e apresenta sério risco de queda, com grande inclinação para a via. Ainda nesta semana, a empresa vai enviar um ofício ao síndico do prédio onde o incidente aconteceu.

“A manutenção da arborização da via, realizada neste domingo, foi uma continuidade do trabalho executado no final do mês passado, quando ficaram pendentes ações que dependiam do desligamento da rede de energia elétrica pela Celpe, o que não foi possível da primeira vez”, finalizou o órgão, através de nota oficial. Somente em 2014, a Emlurb realizou 14 mil serviços de poda na cidade. Já a Celpe fez 80 mil intervenções deste tipo, em vegetais em contato com a rede elétrica.
Mais de Vida Urbana