° / °

Vida Urbana
Resposta

Compesa diz que despejos no mar de Paulista não pertencem à companhia

Publicado: 20/07/2015 às 13:30

Técnicos da Compesa estiveram, na manhã desta segunda-feira, na Associação  de Pescadores do município do Paulista e visitaram os pontos apontados pela categoria como de possíveis lançamentos de esgoto no mar. De acordo com nota divulgada pela companhia, nenhum deles é decorrente de sistemas operados pelo órgão.
[SAIBAMAIS]
No documento, a Compesa acrescentou que a cidade será beneficiada pelo Programa Cidade Saneada, a PPP do Saneamento e que atualmente trabalha na implantação do sistema de esgoto de um trecho dos bairros do Janga e Pau Amarelolo, com intervenções previstas para serem finalizadas até dezembro deste ano.

Ainda segundo o órgão, as áreas restantes desses dois bairros serão complementadas com outras obras, com prazo de conclusão para até 2018. Também segundo a nota, o Programa Cidade Saneada atuará em outros bairros da cidade e em outros 13 municípios da Região Metropolitana do Recife e Goiana, na Mata Norte, aumentando de 30% para 90% o índice de cobertura de esgoto nessas cidades no prazo de 12 anos, num investimento de R$ 4,5 bilhões, recursos públicos e privados.

Segundo os pescadores, a degradação ambiental já causou o desaparecimento de várias espécies de peixes na área litorânea de Paulista, como Tainha, Boca-Mole, Barbudo, Saúna e outras espécies que compõem a pesca artesanal do local. Além disso, os mariscos também desapareceram da área litorânea da praia do Janga até Maria Farinha, sendo atualmente encontrados somente em Mangue Seco.
Mais de Vida Urbana