Defesa Civil Recife registra maior chuva do ano em 24 horas

Publicado em: 29/06/2015 14:12 Atualizado em: 29/06/2015 14:36

Avenida Recife, área em frente ao Pan de Areias, ficou completamente alagada. Foto: Whatsapp Diario
Avenida Recife, área em frente ao Pan de Areias, ficou completamente alagada. Foto: Whatsapp Diario
Recife teve a maior chuva do ano, de acordo com a prefeitura. Das 8h do domingo às 8h desta segunda-feira foram registrados 228 mm, o equivalente a 16 dias do mês de junho. A Central de Atendimento da Defesa Civil registrou, até as 11h, um total de 174 chamados. Além da barreira que caiu na Bomba do Hemetério matando duas pessoas, outra atingiu um muro na UR-1 e uma terceira desmoronou no Vasco da Gama, ambas sem vítimas.

Para diminuir os transtornos causados pelos alagamentos, cerca de 400 profissionais estão mobilizados, com o suporte de caminhões equipados com jatos de sucção, além de carros e motos para fiscalização. Já receberam os serviços com jatos de sucção, as ruas Padre Lemos, em Casa Amarela; Quarenta e Oito, no Espinheiro; e as avenidas General San Martin e Abdias de Carvalho, por exemplo. Durante as chuvas mais intensas, as equipes de limpeza urbana também reforçam a varrição nesses pontos mais baixos, para evitar que o lixo vá para o sistema de drenagem. Somente da Emlurb, cerca de 500 pessoas trabalham nos pontos de alagamento e recolhimento de lixo e entulhos.

Até o final da manhã, foram 10 notificações de queda de árvores nas ruas Esmeraldinho Bandeira, nas Graças, e na Bandeira Filho, no Espinheiro; Virginópolis, Ibura; Vitória da Conquista, Ipsep; Araripina, Santo Amaro; Antônio Pessoa, Setúbal; Othon Bezerra de Melo, Monteiro; dos Médicis, Boa Vista; além das avenidas João de Barros, Santo Amaro; e Cruz Cabugá, Santo Amaro.

Nove semáforos apresentaram falhas. Desses, seis já operam normalmente e três estão em atendimento pelas equipes técnicas. No total, Recife conta com 650 semáforos, sendo que 451 deles são equipados com equipamentos nobreaks, que dá funcionamento de 4h a 6h ao equipamento, em caso de falta de energia.

Seis guinchos estão posicionados em locais estratégicos e podem ser acionados em casos de acidentes e na retirada de veículos que possam apresentar defeitos. Até as 11h30, a Companhia registrou 8 acidentes de trânsito, sendo dois com vítimas.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL