° / °

Vida Urbana
Vídeo

População começa a testar armadilha para combater o mosquito da dengue.

Publicado: 20/05/2015 às 14:35

A população começa a testar uma nova armadilha para combater o mosquito da dengue. O BROVT , originalmente criado por pesquisadores da Fiocruz para capturar o mosquito transmissor da fialriose recebeu algumas adaptações para atuar no combate ao Aedes Aegypit, vetor da dengue e chikungunya. A TV Clube acompanhou a instalação do equipamento em uma das 175 residências que vai receber as armadilhas, no município de Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR).

A armadilha é feita com uma caixa de plástico preto que tem uma abertura na frente, por onde entram os mosquitos. Os mosquitos são atraídos pela água que está dentro da caixa que tem uma borda adesiva com uma cola resistente. Se a fêmea não ficar grudada logo na entrada e depositar os ovos no tecido, dentro do recipiente tem uma solução com larvicida biológico encarregada de matar as larvas assim que elas eclodem.

Os técnicos fazem a manutenção de dois em dois meses e recolhem o material pra avaliar a eficácia do equipamento.No entanto, o trabalho em evitar a proliferação do mosquito, não deixando água parada, continua sendo essencial.

Mais de Vida Urbana