Cais Luciano Siqueira diz que Novo Recife é problema antigo e sem apoio da prefeitura Durante a 3ª Semana de Comunicação Pública, o gestor jogou a culpa para os vereadores

Publicado em: 05/05/2015 18:04 Atualizado em: 05/05/2015 18:25

Vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Em meio à polêmica aprovação e sanção, à distância, da lei que trata sobre o Plano Específico do Cais José Estelita, Santa Rita e Cabanga, o vice-prefeito Luciano Siqueira (PCdoB) assegurou desconhecer qualquer pessoa da Prefeitura do Recife que apoie o projeto Novo Recife. Durante palestra na 3ª Semana de Comunicação Pública de Pernambuco, o gestor deixou o auditório da Universidade Federal de Pernambuco sob vaias de estudantes e ativistas. Em nota oficial, a PCR informou que a aprovação foi de responsabilidade da Câmara dos Vereadores.

"Eu não conheço ninguém na prefeitura que tenha se levantado para defender esse projeto. O que nós sancionamos foi o plano urbanístico para a área, uma lacuna que existia do ponto de vista jurídico e formal para todo aquele conjunto de área em que está o projeto estelita", disparou o gestor. Sobre a aprovação de forma extraordinária e agilidade na sanção por parte do prefeito Geraldo Julio, que estava em São Paulo nessa segunda, se esquivou. "Essa pergunta deve ser endereçada ao presidente da Câmara, Vicente André Gomes, e a mesa diretora da Casa. É público que a Prefeitura do Recife encontrou esse problema quando assumimos o governo já estabelecido. Nós não aprovamos e não apoiamos. Sanção rápida é normal, qualquer projeto votado na Câmara é sancionado. É só consultar a lei orgânica", disse.

Para o vice-prefeito, o papel da gestão municipal assegurou democracia à aprovação. "Nós convocamos o movimento Ocupe Estelita e as univerisidades que têm cursos de arquitetura e urbanismo, a OAB, o CAU e o Crea. Enfim, um conjunto de instituições para que se abrisse o diálogo e que permitiu que o projeto tivesse mais de 40 medidas mitigatórias em favor da população. Nós estamos governando a cidade, temos que cumprir a legislação", concluiu.

O posicionamento, no entanto, não agradou os estudantes e ativistas que participavam do evento. "Luciano Siqueira tem uma longa história de combate à ditadura e luta pela democracia, mas tem um papel institucional dentro do projeto. Ninguém espera vê-lo em uma barraca gritando ocupar e resistir, apenas queremos que ele faça o trabalho dele", disse Ivan Moraes Filho, do Centro de Cultura Luiz Freire. 

"A gestão tem se comportado contra o povo, feito conchavos com as empreiteiras e vereadores. Eles têm uma responsabilidade gingatesca. O que foi sacionado foi o projeto de urbanização da ilha, mas ele seguiu para a Câmara cheio de irregularidades, inclusive com recomendação do Ministério Público para que voltasse ao Conselho da Cidade", explicou. "Agora o movimento vai continuar chamando a atenção das pessoas para que a Justiça funcione, a prefeitura volte atrás. Alguns vereadores até impetraram um mandato para anular a votação. Não vamos descansar até que a sociedade possa seguir os rumos que a gente deseja", concluiu.

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DO RECIFE

Nota sobre a Lei 18.138/2015

Plano Específico Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga

O Projeto de Lei aprovado por unanimidade na Câmara Municipal do Recife, instituindo Plano Específico para o Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga, encerra um processo de amplo debate com os diferentes segmentos da sociedade.

Apresentado em janeiro ao Conselho da Cidade, foi discutido em quatro reuniões e uma audiência pública, realizada no Clube Português. O Conselho, por votação, se posicionou favoravelmente. Foram incorporados ajustes e aperfeiçoamentos ao Projeto, para encaminhamento ao Poder Legislativo Municipal. Durante 42 dias, o Projeto de Lei foi discutido em outra audiência pública e em quatro comissões temáticas, todas concluindo os pareceres favoráveis que habilitaram o processo de votação em plenário.

Com a sanção da Lei 18.138/2015, o Recife dispõe de uma legislação que aplica importantes princípios de qualidade urbana e ambiental, priorizando os espaços públicos (parques, calçadas, ciclovias), eliminando muros e grades, adotando comércio e serviços no térreo de todos os edifícios, reduzindo e graduando a altura no entorno das áreas de proteção histórico-ambiental e determinando práticas construtivas sustentáveis. Será um instrumento necessário para o desafio da revitalização e requalificação de uma área central e estratégica para a cidade e seus cidadãos.

Linha do Tempo

17/07/2014 - Realização da audiência pública sobre as diretrizes urbanística. Foram colhidas 283 contribuições, 85% delas apresentaram propostas detalhadas sobre o tema;
10/09/2014 - Apresentação das diretrizes urbanísticas à imprensa a partir de consolidação do trabalho realizado na audiência do dia 17 de julho;
14/11/2014 - 1ª reunião sobre o plano urbanístico dentro do Conselho da Cidade;
27/11/2014 - Audiência Pública de Apresentação do Redesenho do Projeto Novo Recife tomando por base as diretrizes estabelecidas;
30/01/2015 - 2ª reunião sobre o plano urbanístico dentro do Conselho da Cidade;
19/02/2015 - Audiência Pública do Projeto de Lei do Plano Específico para o Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga.
06/03/2015 - 3ª reunião sobre o plano urbanístico dentro do Conselho da Cidade;
19/03/2015 - 4ª reunião sobre o plano urbanístico dentro do Conselho da Cidade (a matéria foi votada e aprovada);
23/03/2015 - Início da tramitação do Projeto de Lei nº 008/2015 na Câmara Municipal. O material ficou 45 dias sendo apreciado pelos vereadores e nas Comissões de Legislação e Justiça, Finanças e Orçamento, Meio Ambiente Trânsito e Transportes e de Obras e Planejamento Urbano, obtendo parecer favorável em todas elas.   
10/04/2015 - Audiência Pública convocada pela Câmara Municipal (liderança do governo) sobre o Projeto de Lei nº 008/2015;
04/05/2015 - O Projeto de Lei nº 008/2015 foi votado e aprovado pela Câmara Municipal.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL