Meteorologia Junho, julho e agosto com chuvas abaixo do esperado no estado Previsão foi divulgada nesta sexta

Publicado em: 29/05/2015 17:12 Atualizado em:

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) divulgou, nesta sexta-feira, o resultado da reunião de análise e previsão climática para o trimestre junho, julho e agosto deste ano. O encontro aconteceu no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e teve a participação de especialistas do Itep, de Centros Estaduais de Meteorologia e de universidades do Nordeste, além do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na última quarta-feira. Na ocasião, foram analisadas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal.

De acordo com o Itep, foram considerados o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também as condições futuras. "Com o aquecimento da temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico e o enfraquecimento dos ventos alísios, há a configuração do fenômeno El Nino, desfavorecendo as chuvas na Região Nordeste do Brasil. No entanto, há, durante esse período, ocorrências de distúrbios ondulatórios de leste de difícil previsibilidade, podendo aumentar a probabilidade de que as chuvas sejam em torno do esperado", informou o boletim.

A partir desse mapeamento, foi constatada uma possibilidade de chuvas abaixo da normal climatológica para o setor leste de Pernambuco, que compreende as mesorregiões do Agreste, Zona da Mata e Litoral. Para o Sertão, a chuva se mantém dentro da normalidade, ressaltando que o período chuvoso desta mesorregião se encerrou em abril já com chuvas abaixo do esperado. As previsões de temperaturas indicaram uma maior probabilidade de serem dentro da média climatológica para todo o estado.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL