Chuvas Ipojuca é primeiro município do estado a receber carta geotécnica de prevenção a desastres naturais

Publicado em: 21/05/2015 13:36 Atualizado em:

Acontece nesta sexta-feira, em Ipojuca, o seminário técnico Cartografia Geotécnicas Prevenção de Desastres Naturais em municípios de Pernambuco. O evento começa às 9h, no auditório da Escola municipal Santo Cristo.

O município, no litoral sul de Pernambuco, será o primeiro no estado a adquirir o documento cartográfico, que fornece diretrizes para uma ocupação urbana segura, necessária para apoiar o licenciamento urbanístico e ambiental dos novos parcelamentos do solo, bem como recomendações e indicações para a orientação de projetos e construções de obras de infraestrutura.

O documento também traz informações sobre as características do meio físico e problemas existentes ou esperados. É uma ferramenta que pode ser utilizada para o planejamento urbano de determinada área, definindo se ela pode ser ocupada ou como deve ser ocupada. A Carta é um instrumento básico de planejamento urbano, predecessor dos Planos Diretores.

A Universidade Federal de Pernambuco fará apresentação da Carta Geotécnica de Aptidão Naturais do município à Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA). A carta é o produto final do Termo de Cooperação firmado entre o Ministério das Cidades e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através do Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas ( GEGEP).

A medida acontece após a lei Nº 12.608, de 10 de abril de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (CONPDEC).


 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL