História Exposição da Ordem Franciscana expõe documentos da Igreja Católica

Por: Thais Arruda - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/05/2015 17:51 Atualizado em:

Centro do Recife está ricamente documentado na exposição, que será aberta hoje. Foto: Jan Ribeiro/Divulgação
Centro do Recife está ricamente documentado na exposição, que será aberta hoje. Foto: Jan Ribeiro/Divulgação
Mais de quatro séculos serão retratados na exposição História, arte e vida franciscana, montada no Edifício Santo Antônio, Centro do Recife. A mostra, que faz parte do Resgate Documental da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, traz mais de 10 mil selos de 98 países, partituras, carimbos, livros e documentos dos franciscanos.

Para montar o acervo, as pesquisas começaram em 2007, reunindo documentos de conventos e casas franciscanas de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Sergipe, Bahia e Pará. Além dos oito estados, parte dos artefatos veio da Alemanha. A exposição será inaugurada hoje às 15h, e ficará aberta até 19 de junho.

A mostra, que resulta de projeto patrocinado pela Petrobras, foi dividida em exposição do acervo, sala de pesquisa e sala de restauração e conservação.

“O visitante vai encontrar um acervo rico da história franciscana no Brasil. Todos entenderão a vida cotidiana nos conventos e o significado dos documentos e itens que vão do século 16 ao 19’’, comentou frei Roberto Soares, 53. Ainda de acordo com o frade, os municípios de Olinda, Igarassu, Ipojuca e Sirinhaém foram alguns dos principais locais de pesquisa.

Carimbo papal

Os registros cotidianos das comunidades franciscanas quase foram perdidos com o tempo, por isso, é essencial o trabalho da equipe de restauração em folhas rasgadas ou queimadas. “O acervo já existia, mas aumentou com as coleções da exposição. Temos documentos de 1586 com o carimbo papal”, explicou a coordenadora do projeto, Débora Mendes.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL