° / °

Vida Urbana
Manifestação

Estudantes e professores cobram melhorias na Universidade de Pernambuco

Protesto contra o corte de verba reúne alunos, professores e servidores da UPE

Publicado: 20/05/2015 às 12:26

O orçamento de 2015 da UPE ainda não foi fechado. Foto: Henrique Souza/Esp DP/D.A Press/

O orçamento de 2015 da UPE ainda não foi fechado. Foto: Henrique Souza/Esp DP/D.A Press/

O orçamento de 2015 da UPE ainda não foi fechado. Foto: Henrique Souza/Esp DP/D.A Press
Estudantes, professores e servidores da Universidade de Pernambuco (UPE) realizaram um protesto nesta quarta-feira contra o Plano de Contingenciamento de Gastos. Munidos de cartazes e faixas, os manifestantes saíram em passeata do Hospital Oswaldo Cruz, Santo Amaro, até o Palácio do Campo das Princesas.

A servidora Maria Aparecida Cantarelli falou sobre as principais reivindicações do movimento. “Estamos protestando contra o corte de verbas para a universidade. Precisamos de melhores condições para os funcionários e para os estudantes”, afirma. 

A estudante de medicina Gabriela Silvestre resumiu as péssimas condições para os alunos da instituição. “As salas e a biblioteca estão sem ar-condicionado, e a universidade está um caos, faltam professores e funcionários aqui”, se queixa. 

O professor da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli) e presidente da Seção Sindical dos Docentes da UPE (Adupe) Sérgio Galdino, ressaltou que mesmo que não haja modificações na verba disponível para a instituição, a universidade sofrerá. “A UPE está passando por um processo de degradação visível. Além de não haver nenhum corte de verbas, temos que melhorar a infraestrutura dos prédios e realizar concursos públicos para a contratação de professores e funcionários. Há salas com 90 a 100 alunos em alguns cursos, que não têm nem lugar para sentar. Em dias de prova, a avaliação precisa ser realizada em dois dias para que haja cadeiras para todos”, conta. 

A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco informou, por meio da assessoria de comunicação, que o orçamento de 2015 da UPE ainda não foi fechado. Não há também definição sobre corte na verba da instituição. De acordo com o órgão, reuniões entre o estado e a gestão da universidade estão sendo realizadas para chegar aos valores.  
 
 
Mais de Vida Urbana