Publicado em: 13/05/2015 00:26 Atualizado em:
Das 27 pontes listadas na prefeitura, no máximo sete são lembradas com facilidade pelo recifense, sobretudo por ocuparem lugar privilegiado na disposição da cidade. As “irmãs” menos famosas, fora do Centro, agonizam diante da manutenção precária e colocam em risco a comunidade dependente delas. “O serviço público acredita muito em inauguração, mas esquece de cuidar. Os carros e caminhões estão cada vez mais pesados. A estrutura das pontes foi feita para outra realidade viária”, alerta o arquiteto, hsitoriador e escritor do livro Pontes do Recife, José Luiz da Mota Menezes. Em uma volta pelo Recife, o Diario constatou a degradação sofrida por cinco desses equipamentos.
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Ponte de Afogados
Datada de 1985, é a principal ligação da Rua Imperial com o Largo da Paz, mas a importância viária não se traduz em preservação. A placa está pichada e o guarda-corpos quebrado. Em alguns trechos, não há espaço para passar mais de uma pessoa pela calçada. Pelo menos um metro de guarda-corpo já não existe. “Quase toda a comunidade anda por aqui. Mesmo assim, é desse jeito”, diz o motorista Cassiano Menezes, 32.
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Ponte da Volta do Mundo
A ponte, que une Dois Irmãos à Várzea, está com uma das passagens de pedestre obstruída por mato. A outra não oferece acessibilidade, com subidas em barro e pedregulhos. “A gente fica com medo de levar uma queda”, diz a dona de casa Mauricéia Santos, 61 anos.
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Ponte Gilberto Freyre
Apesar da recente demarcação da ciclofaixa Avenida Arquiteto Luiz Nunes (Afogados) há menos de um ano, o equipamento tem placas de concreto desencaixadas. A estrutura de ferro do guarda-corpo está enferrujada e com pedaços completamente soltos.
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Ponte Motocolombó
Na saída da Avenida Mascarenhas de Morais para Afogados, a ponte pode
se considerar “privilegiada” diante das outras, mas apresenta pichações em todas os pilares e adornos, além de tampas de bueiro mal encaixadas.
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Ponte da Caxangá
Localizada em uma das principais vias da cidade, a Ponte da Caxangá teve um pouco mais de “sorte”. Por estar localizada em um dos eixos de passagem do BRT, foi recentemente recapeada. Lá, o perigo vem de cima, com fios soltos dos postes na altura dos adolescentes que cruzam a via para ir à escola.
Linha do tempo
1630
A primeira ponte da cidade era de madeira e retratada no Roteiro de Todos os Sinais, realizado pelo gravador Claes J. Fischer
1641
A Ponte do Recife, hoje conhecida como Ponte Maurício de Nassau, foi erguida para ligar a Ilha de Santo Antônio ao então povoado Recife. A obra teve cinco tempos e quatro intervenções
1644
Em 1639, foi organizado um plano de expensão da Ilha de Antônio Vaz e, a partir dele, construída uma ponte para acessar o Palácio da Boa Vista, depois da partida de Maurício de Nassau (1644). A ponte da Boa Vista
1739
A Ponte do Rio dos Afogados foi cosntruída para conectar o Forte das Cinco Pontas ao Forte Príncipe Guilherme. Inicialmente, ela era de madeira, material trocado depois por concreto armado
Segunda metade do século XVIII
Com a expensão do período e o crescimento das moradias em direção a antigas áreas de engenho, nasceu a necessidade de construção de novas pontes. No entorno das antigas Passagens da Madalena, foram então erguidas as pontes da Madalena. Lasserre e a do Engenho da Torre
1842
Lois Lèger Vauthier projetou uma ponte pênsil para ligar Dois Irmãos à São Lourenço. A ponte do bairro do Padre Caxangá chegou a aer destruída várias vezes, inclusive por enchente
Primeira metade do século 19
A Companhia do Beberibe determinou a construção de uma passagem de padeira e provisória para instalar uma linha adutora capaz de ampliar a oferta de água para o bairro do Recife. A atual Buarque de Macedo foi entregue em 1890
1868
A Ponte curva foi instalada para servir de suporte ao tráfego ferroviário dos trens urbanos da Brazilian Company Limited e substituída, em 1943, por uma de concreto armado
1881
Criada para ligar a Avenida Norte ao Cais do Apolo, a ponte do Limoeiro inicialmente servia aos trens da great Western. Em 1966, foi novamente erguida após período de abandono para passagem de carros
1884
A ponte Duarte Coelho foi construída para ligar as avenidas Guararapes e Conde da Boa Vista. Inicialmente foi conhecida como Ponte da Maxambomba, pois servia aos trens
1923
Data de conclusão da Ponte Giratória, metálica e justificada para ao transporte do açúcar em ferrovia. Ela integrava o complexo portuário e também foi substituída por uma de concreto armado
1921
A Ponte 6 de março foi erguida em substituição a uma ponte de 1643 para a passagem dos canos de água e do coletor de esgoto. Por situar-se próxima à Rua Velha, ficou conehcida como Ponte Velha
Quatro pontes que se foram
Ponte da Madalena
Ligava a Rua do Paissandu ao Engenho da Madalena
Ponte do Lasserre
Foi construída como referência ao Sítio do Capunga e depois substituída por uma ponte de concreto armado
Ponte Engenho da Torre
Foi erguida em madeira, inicialmente, para fazer a ligação com o Engenho da Torre, integrando com o caminho que seguia para o Engenho Monteiro
Lista de Pontes do Recife
Passarela Monsenhor Fabrício Monteiro
Liga Monteiro a Mons. Fabrício
Passarela Torre Santana
Liga Bairro da Torre ao bairro de Santana
Ponte 06 De Março
Liga Casa da Cultura a rua Velha
Ponte 12 De Setembro (Giratória)
Liga Bairro do Recife ao bairro São José
Ponte Agamenon Magalhães
Liga bairro do Cabanga ao Pina
Ponte Buarque De Macedo
Liga Praça da República a Av. Rio Branco
Ponte Da Boa Vista
Liga Rua da Imperetriz a Rua Nova
Ponte Da Torre
Liga Rua Amélia a Rua Conde de Irajá
Ponte Da Volta Do Mundo
Liga a Caxangá a Casa Forte, passando pela UFRPE
Ponte De Afogados ( Alimonda Irmãos)
Liga Rua Imperial ao Largo da Paz
Ponte De Apipucos
Liga Casa Forte a Caxangá pela BR 101
Ponte Do Limoeiro
Liga o Cais do Apolo com a Av. Norte
Ponte Duarte Coelho
Liga Av. Conde Boa Vista com Av. Guararapes
Ponte Estácio Coimbra (Derby)
Liga a Praça do Derby com a Praça Euclides da Cunha
Ponte Eudoro Correia
Liga a Av. Sul com o Largo da Paz
Ponte Gilberto Freyre
Liga a II perimetral em Afogados com a Imbiribeira
Ponte Gregório Bezerra
Liga a Av. Beira Rio com o Joana Bezerra
Ponte Joana Bezerra
Liga a Av. Agam. Magalhães com o Viaduto Joana Bezerra
Ponte Joaquim Cardoso
Liga o bairro do Coque com o bairro dos Coelhos ( IMIP)
Ponte Lima De Castro
Liga Av. Sport Clube do Recife com a Rua do Paissandú
Ponte Mal Castelo Branco
Liga Av. Caxangá com a PE 07 ( Ponte de Caxangá)
Ponte Maurício De Nassau
Liga Bairro do Recife com o Bairro Santo Antonio
Ponte Motocolombó
Liga Av. Masc. Moraes com Av. Sul
Ponte Paulo Guerra
Liga Av. Saturnino de Brito no Cabanga com Rua Herculano Bandeira no Pina
Ponte Princesa Isabel
Liga Av. Princesa Isabel com Rua do Sol
Ponte Prof. Morais Rego (Capunga)
Liga Rua Joaquim Nabuco nas Graças com Rua José Osório na Madalena
Ponte Torre Parnamirim
Liga o bairro da Torre com o bairro de Parnamirim, na II Perimetral