° / °

Vida Urbana
Investigação

Câmeras de segurança ajudarão a identificar homem que matou passageiro de ônibus

Vítima tinha passagens na polícia por homicídio e assalto e havia saído da prisão em 2014

Publicado: 20/05/2015 às 07:59

Ivanildo Bezerra da Silva Júnior, 28 anos, subiu sem chamar atenção em um coletivo da linha Casa Amarela/Cabugá (532). Eram 12h25, quando o passageiro entrou no ônibus, perto do Horto Dois Irmãos, e sentou-se em uma das poucas cadeiras vagas. Cinco quilômetros depois, levou dois tiros à  queima-roupa, pelo homem que ocupava a garupa de uma moto, que teria se pendurado na janela para fazer os disparos.

O crime, que aconteceu na Rua da Harmonia, em Casa amarela, deixou o motorista, a cobradora e os passageiros - incluindo idosos e crianças - em pânico, e evidenciou novamente a insegurança no transporte público. O homicídio ocorreu 16 horas depois que dois vigilantes que viajavam em um ônibus da linha Tancredo Neves/Macaxeira, na Avenida Recife, reagiram contra um assaltante, que foi espancado e internado no HR. Na confusão, um tiro foi disparado, mas ninguém se feriu.

Em Casa Amarela, o assassino aproveitou o momento em que o ônibus parou em um engarrafamento. O veículo estaria sendo seguido pela moto, que se aproximou do lado direito, onde estava sentada a vítima. Segundo testemunhas, o garupa se pendurou na janela mais próxima da cadeira e atirou.
As balas atingiram a região lombar e o rosto da vítima, que caiu no corredor. “Todo mundo se abaixou e depois tentamos socorrer o homem”, contou uma passageira.

Neste ano foram registrados 199 assaltos a ônibus em Pernambuco. O motorista da linha 532, porém, considerava o trabalho seguro até a tarde de ontem. “Trabalho neste coletivo há dois anos e meio e nunca tinha acontecido nada. Tudo foi rápido, coisa de segundos”, disse.
Muitos passageiros desceram tremendo e foram auxiliados por moradores próximos. “Os dois homens estavam de capacete e não dava para identificá-los. Só corri para a varanda e vi que eles fugiram no sentido Avenida Norte”, detalhou uma moradora de 49 anos.

Imagens das câmeras do ônibus captaram fotos do crime. Imagens das câmeras da CTTU e de imóveis vizinhos também foram coletadas. “Foi uma execução precisa. A vítima deve ter sido observada por uma pessoa que estava na moto ou dentro do veículo”, explicou o delegado Ricardo Silveira.

Ivanildo era de Jaboatão, já tinha passagens por homicídio e assalto e havia saído da prisão em 2014. De janeiro a abril, foram registrados 1.304 homicídios em Pernambuco, 108 a mais do que no mesmo período do ano passado.
Mais de Vida Urbana