Diario Urbano Acidentes de moto superam o caráter de epidemia no estado

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 28/05/2015 07:48 Atualizado em:

Os acidentes de moto superam o caráter de epidemia no estado. Epidemia devido ao número - crescente nos últimos anos - de mortes, de pessoas feridas e da ocupação dos leitos hospitalares. Por trás dessa tragédia, também está o desrespeito às regras do trânsito, o que pode ser mensurado em parte pela quantidade alarmante de motoqueiros sem a Carteira de Nacional de Habilitação (CNH). Dados do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto apontam para mais de dois terços das vítimas hospitalizadas sem a CNH. Ou seja, vítimas que jamais tiveram treinamento e, portanto, desconhecedores de normas básicas de comportamento no trânsito. Preocupante, em meio à epidemia, é a prevalência do entendimento, de grande maioria, de que para se conduzir uma moto bastam habilidade manual e rapidez de reflexos. Ao pensar assim, as consequências no trânsito não poderiam ser outras senão zigue-zagues de adolescentes e adultos em ruas e rodovias empilhadas de carros. Eis uma das portas para a epidemia de feridos e mortes.

Mais uma fila

Bom exemplo deveria ser regra para agentes públicos no Recife. Após o flagrante de uma viatura da CTTU estacionada na faixa de pedestre no cruzamento da Rua da Aurora com Avenida Conde da Boa Vista, carro da Guarda Municipal formava fila dupla ontem no Cais de Santa Rita, onde há pista de recuo.

Investigação aberta

Sobre a viatura estacionada na Boa Vista, a CTTU informou que investigará o caso e, comprovada má conduta do agente, tomará as “providências cabíveis”. Os veículos destinados à fiscalização e operação, segundo a legislação, podem estacionar ou parar em lugares como faixas de pedestre se estiverem em serviço.

Perigo na calçada

Há mais de um mês, os pais dos alunos da Escola Municipal Gildo Veríssimo vivem apreensivos. A caixa da rede de esgoto, na calçada da escola, está sem tampa, obrigando as crianças a andarem rente ao muro ou no meio da rua, a Joaquim Tenório, em Cavaleiro, Jaboatão. A escola tem mais de 500 alunos.

Perto do viaduto

Tradicional ponto de caminhões e caçambas para alugar, o entorno do Viaduto Tancredo Neves, na Imbiribeira, está se transformando em garagem para veículos vindos do interior. Ontem, no começo da manhã, um ônibus escolar já ocupava uma vaga no estacionamento improvisado.

Bitucas na areia

Ambientalistas e estudantes tentam livrar Gaibu dos restos dos cigarros, um dos piores poluidores das areias das praias. O invento, confeccionado com pedaços de cano de plástico, recebeu o nome papa-bitucas e está sendo colocado em vários pontos da praia do Cabo de Santo Agostinho.

Sem delegado

Está explicado, em parte, o sentimento de insegurança dos moradores de cidades do Sertão e do Agreste. Pelo menos 70 dos 184 municípios - o que corresponde a cerca de 78% do total - estão sem delegado de Polícia Civil. Em determinadas situações, um delegado responde por duas ou três delegacias.



TAGS: acidentes moto
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL