Vida Urbana
Ocupe Campo-Cidade
Movimentos sociais realizam nova ação no Cais José Estelita neste domingo
Evento pretende unificar as pautas urbanas e rurais
Publicado: 09/04/2015 às 11:40

Armazéns do Cais José Estelita são alvos de disputas e ações populares. (Foto: Helder Tavares/DP/D.A Press)()

Os movimentos populares responsáveis pelas ações recentes que ocuparam o Cais José Estelita, com a intenção de barrar o projeto que pretende construir no local empreendimentos urbanos considerados predatórios ao Recife, realizam, neste domingo, mais um ato.
Desta vez, os grupos estão organizando o Ocupe Campo-Cidade. A intenção é unificar as lutas dos movimentos urbanos com as dos rurais em uma ação. A disputa por espaço, tanto no perímetro urbano quanto no ambiente rural, é o principal tema de debate do evento.
Chico Ludermir, um dos organizadores do Ocupe Campo-Cidade, afirma que o movimento não é isolado. "Queremos unificar as pautas da cidade e do campo, fazer os pernambucanos enxergarem os problemas do processo de crescimento de ambos". A população, segundo Chico, tem participação fundamental nas ações. "Queremos fazê-la (a população) entender que assim como a cidade tem problemas com a falta de espaço nas ruas, avenidas e calçadas, o campo sofre com a exploração, a monocultura, o latifúndio, a semi-escravidão", explica.
O Ocupe Campo-Cidade deste domingo terá início às 13h, com uma programação planejada pelos grupos Movimento Ocupe Estelita, Centro Sabiá, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC/UFRPE), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Rede Coque Vive e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal (SINTRACI).
Confira a programação:
- Feira orgânica/agroecológica (vindas de 6 cidades diferentes do interior de Pernmabuco)
- Oficinas de plantio e bioconstrução
- Oficinas de mamulengo e cordel
- Aulas públicas (Movimento Ocupe Estelita, Centro Sabiá, Xukurus e MST)
- Cinedebate
- Atrações culturais (Mestre Zé Negão, Mestre Almir, Casas Populares da BR232 e Hélder Vasconcelos com o Boi Marinho.
Últimas

Mais Lidas
