Pernambuco Epidemia de dengue até em Noronha

Publicado em: 14/04/2015 07:32 Atualizado em: 14/04/2015 14:15

A dengue continua a avançar em Pernambuco. Vinte e seis municípios estão epidêmicos, de acordo com segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O arquipélago de Fernando de Noronha, com 2.8 mil habitantes, apresenta a oitava maior taxa de incidência (número de casos por 100 mil habitantes). Outras 83 cidades estão em sistuação de risco para surto da doença.

Até o último dia 4 deste mês, foram notificados 18.431 casos, com 2.987 confirmações em todo o estado. Isso representa um aumento de mais de 4 mil casos notificados e 800 confirmados em menos de uma semana e crescimento de 423,91% em relação ao mesmo período do ano passado. Onze mortes suspeitas foram notificadas e estão em investigação. Mais três casos graves da doença foram confirmados, totalizando 15. Só no Recife, em uma semana, o número de casos notificados cresceu em 886.

Os municípios considerados satisfatórios são aqueles que apresentam menos de 1% dos imóveis visitados com larvas do aedes. Já os em alerta são os em que as larvas estão em até 3,9% das residências vistoriadas. Acima disso, são locais com risco de surto da doença.

Recife
A Secretaria de Saúde do Recife e o Serviço Social da Indústria (Sesi) firmaram parceria para disseminar as ações educativas de combate à dengue no setor industrial. O Sesi vai promover palestras em todas as unidades próprias e distribuir material educativo nas empresas.

 

A assessoria de Comunicação Social de Fernando de Noronha informa que a análise estatística dos casos de dengue para uma população como a do arquipélago precisa ser feita em números absolutos em virtude da quantidade da população local, cerca de 3.500 habitantes. Até o mês de março foram notificados na ilha 27 casos de dengue e dois confirmados. Todos os casos notificados foram encaminhados para investigação epidemiológica e dois foram confirmados. As ações de controle foram realizadas pela equipe da Vigilância em Saúde, que permanece em alerta e faz ações educacionais, informativas e preventivas rotineiras no arquipélago.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL