PF Trio preso com 94,4 kg de pasta base de cocaína Droga, transportada de Alagoas para o Recife, estava escondida nos pneus do caminhão e foi localizada com a ajuda de cães farejadores

Publicado em: 31/03/2015 07:42 Atualizado em: 31/03/2015 14:51

Um cão farejador apontou a presença de drogas nos quatro pneus traseiros do caminhão. Foto: PF/ Divulgação
Um cão farejador apontou a presença de drogas nos quatro pneus traseiros do caminhão. Foto: PF/ Divulgação
Três homens foram presos com quase 94,4 kg de pasta base de cocaína no município de Barreiros, interior de Pernambuco. De acordo com a Polícia Federal (PF), esta seria a maior apreensão do entorpecente este ano no estado. A ação foi realizada por volta das 2h da segunda-feira (30/03) por policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, Batalhão de Polícia Rodoviária e Polícia Militar  fruto de investigações sobre uma organização criminosa especializada no tráfico de maconha paraguaia e cocaína.

Informados sobre a entrega de uma grande quantidade de droga de Alagoas para o Recife, que seria trasnportada em um caminhão volkswagen branco, acompanhado por um veículo utilizado como batedor, as equipes montaram bloqueios nos principais pontos e estradas que dão acesso à capital pernambucana.

Os veículos, o caminhão de placas MAC-2255 de Cafeilândia (PR), dirigido pelo paranaense Samuel Alves Martins, de 36 anos e o Fiat Idea de placas PFA-6356 de São Lourenço da Mata (PE), conduzido pelo recifense Rosinaldo Lourenço Pereira da Silva, de 47 anos e onde também seguia o comerciante recifense George Henrique Alves da Silva, 40, foram abordados. Um cão farejador apontou a presença de drogas nos quatro pneus traseiros do caminhão. Os veículos foram encaminhados para a sede da Polícia Federal, no Bairro do Recife, onde o entorpecente foi encontrando, escondido envolto em plástico, papel carbono e fita adesiva, distribuído em 90 tabletes. 

Durante o percurso até o Recife, os policiais foram informados da ação de mais dois traficantes que estariam se deslocando em direcao a Alagoas em um veiculo Ford Ranger de placas PCM-9831. A caminhonete foi seguida por outra equipe. Ao perberem a atuação da polícia, os suspeitos jogaram o veículo em direção da viatura. Os policiais atiraram contra os pneus, mas os suspeitos conseguiram fugir. Mais adiante, o veículo foi encontrado abandonado em uma vala, tendo a dupla conseguido escapar pelo mato. De acordo com a PF, os criminosos foram identificados e podem ser presos a qualquer momento. As identidades serão mantidas em sigilo para não prejudicar as investigações.


O trio foi preso em flagrante por tráfico interestadual de entorpecentes e associação para o tráfico e, caso sejam condenados, poderão pegar penas que variam de cinco a 25 anos de reclusão. Eles foram encaminhados para o Centro de Observação e Trigaem Professor Everardo Luna (Cotel), onde ficarão à disposição da Justiça Federal. Além dos veículos e da droga, também foram apreendidos 12 aparelhos celulares, uma agenda e R$ 1.109 e U$ 150 em dinheiro. 

Nos interrogatórios, os presos se negaram a prestar qualquer informação. Mas  investigações apontam que Rosinaldo seria o comprador e recepcionaria a droga em Pernambuco, juntamente com George. Já Samuel seria a pessoa contratada para trasnportar a droga até o Recife. Os suspeitos que fugiram do cerco policial seria o vendedor do material entorpecente e um comparsa.

Caso os 94,4Kg de pasta base fossem transformados em crack em laboratórios clandestinos, seria suficiente para produzir 284 kg, o correspondente a aproximadamente 1 milhão e 100  mil pedras. Segundo a PF, a droga seria usada para abastecer vários pontos de venda de crack em Olinda, Cabo, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, e toda a região Metropolitana do Recife.

Esta é a 5ª apreensão de drogas que a PF realiza este ano em Pernambuco. Até agora foram presos nove suspeitos de envolvimento com o tráfico, sendo apreendidos 409 Kg de maconha e 94,4Kg de pasta base de cocaína.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL