Diario de Pernambuco
Busca
Carnaval Som na Rural promove ocupação na Praça Sérgio Loreto para discutir uso do espaço para camarotes

Por: Adaíra Sene

Publicado em: 13/03/2015 19:50 Atualizado em: 13/03/2015 20:16

Movimento pede que o espaço público não seja utilizados como camarote particular durante o carnaval. Foto: Som na Rural/Divulgação
Movimento pede que o espaço público não seja utilizados como camarote particular durante o carnaval. Foto: Som na Rural/Divulgação
O próximo domingo (15) deve ser marcado por manifestações políticas nos quatro cantos do país. No Recife, além da mobilização na Avenida Boa Viagem, às 9h e às 15h, haverá também um ato público articulado pelo Som na Rural na Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José, a partir das 16h. O manifesto, intitulado Reintegração de Posse, pretende levar os pernambucanos às ruas e cobrar das autoridades explicações sobre a utilização do espaço público como camarote privado pela diretoria do Galo da Madrugada durante o carnaval.

Antecipando a manifestação, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano adiantou que não autorizou a instalação de camarotes em logradouro público, apenas os instalados na Praça Sérgio Loreto. A medida teria sido tomada por questões de tradição.

De acordo o movimento, os camarotes montados na praça têm aval da secretaria sem prestação de contas. "O Galo da Madrugada recebe duas praças públicas para montar três camarotes oficiais. Além da própria Sergio Loreto, a praça em frente, equipada com brinquedos para crianças e várias árvores, também é cercada e vendida. Onde deveriam estar funcionando balanços e gangorras, funcionam festas com open bar e DJs", denuncia o comunicado divulgado pelo Som na Rural.

Os camarotes citados são o Camarote Vip Galo Downtonw e um dedicado aos patrocinadores, políticos e famosos. O grupo chegou a encaminhar um ofício questionando a Prefeitura do Recife sobre o ato em fevereiro. Em resposta, segundo os organizadores, o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, justificou as concessões afirmando que os camarotes estariam no percurso natural do bloco. Argumento inaceitável para o grupo. "O corredor natural justificaria que as praças no trajeto estivessem abertas a todo e qualquer folião. Trata-se de mais um exemplo da famigerada camarotização do carnaval do Recife contra a qual os amantes da festa tem se insurgido", continua o documento.

Foto: Som na Rural/Divulgação
Foto: Som na Rural/Divulgação


Por sua vez, a Semoc emitiu nota esclarecendo que tem trabalhado par a melhorar a mobilidade dos foliões durante a festa. Este ano, inclusive, não autorizou a instalação de camarotes em logradouro público, exceto o do Galo da Madrugada. A Praça do Diário e o Marco Zero, entre outros pontos, ficaram livres das áreas VIPs. Quanto à manifestação do domingo, adiantou que só vai se pronunciar depois da sua realização.

O Som na Rural afirmou que a ocupação do espaço pretende fazer com que o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes, não utilize mais a praça para os camarotes. "Visa mais do que a denúncia. Visa a aproximação, sensibilização e compromisso do presidente em abrir mão do privilégio e devolver, no carnaval 2016, os mais de sete mil metros quadrados de espelhos d'água, sombras, palmeiras, gramados e ar fresco, patrimônios de toda a cidade do Recife", completa o comunicado. O Diario entrou em contato com o Galo da Madrugada, mas, através da assessoria de imprensa, a agremiação informou que não vai se pronunciar sobre o assunto. Rômulo Menezes tem uma reunião agendada com Roger de Renor, um dos líderes do movimento, na próxima semana.

Programação
Na ocasião, o Som na Rural fará a gravação ao vivo de dois episódio do programa que será exibido em rede nacional através da TV Brasil. As atrações são Mestre Anderson e Raiz da Mata Norte, Lucas e a Orquestra dos Prazeres, Graxa e Ylana Queiroga.

Confira a nota oficial da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano na íntegra

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) informa que, tendo em vista a melhoria da mobilidade dos foliões, no Carnaval 2015, não autorizou a instalação de camarotes em logradouro público, com exceção do equipamento localizado na Praça Sérgio Loreto, que, por questões de tradição, pôde continuar no mesmo lugar. Já em consonância com o novo momento que a cidade vive, a Praça do Diário e o Marco Zero, entre outros locais, não receberam camarotes. Quanto à manifestação do domingo (15), a Semoc informa que só vai se pronunciar depois da sua realização.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL