° / °

Vida Urbana
Educação

Salas de aula com uso de Libras na rede pública do Recife

Com o espaço apropriado, os estudantes terão aulas das disciplinas regulares e também da linguagem de sinais

Publicado: 17/03/2015 às 08:07

Alunos de sete instituições públicas de ensino poderão ter aulas através das Libras. Foto: Fabyana Mota/ON/D.A Press/

Alunos de sete instituições públicas de ensino poderão ter aulas através das Libras. Foto: Fabyana Mota/ON/D.A Press()

Alunos de sete instituições públicas de ensino poderão ter aulas através das Libras. Foto: Fabyana Mota/ON/D.A Press A prefeitura do Recife inaugura nesta terça-feira uma sala de aula para ensino com Língua Brasileira de Sinais (Libras), na Escola Municipal Padre Antônio Henrique, no Derby. Ao todo, o município instalou salas deste tipo em sete escolas municipais.

A iniciativa é simples, mas certamente fará a diferença na vida dos estudantes surdos da rede municipal do Recife. Com a medida, os alunos de sete instituições públicas de ensino poderão ter aulas através das Libras. O prefeito Geraldo Julio participa esta tarde da inauguração de um desses espaços.

A princípio, apenas 100 alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) serão beneficiados. Nas salas, os professores deverão ensinar com a utilização de elementos visuais, como cartazes e vídeos. A ideia é que o aprendizado em Libras seja considerado o primeiro idioma dos alunos, ampliando o uso social da linguagem de sinais.

Educação Especial

Os estudantes com comprometimentos na locomoção, comunicação e na interação social também serão beneficiados com outra ação da Prefeitura do Recife ainda neste ano. Foram adquiridos 11 novos ônibus para o transporte escolar inclusivo. Os veículos deverão substituir as 10 vans alugadas que eram usadas anteriormente. Com a medida, o número de atendidos pelo projeto deverá subir de 150 para 200 alunos.
Mais de Vida Urbana