° / °

Vida Urbana
Meteorologia

Recife amanhece com tempo nublado e pancadas de chuva neste domingo (8)

Publicado: 08/03/2015 às 09:34

O tempo amanhaceu nublado e com pancadas de chuva na Região Metropolitana do Recife (RMR), neste domingo (8). De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a capital pernambucana apresentou, no início da manhã, “tempo nublado com a presença de muitas nuvens com curtos períodos de sol”.

Para o restante do dia, o sistema de previsão do tempo aponta que deve apresentar “pancadas de chuva de curta duração que podem ser acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia”, com “80% de probabilidade de chuva”. Com isso, a população deve ficar alerta, já que na madrugada da última sexta-feira (6) choveu, em apenas duas horas, o esperado para 11 dias de todo o mês de março, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Somente na capital, a Defesa Civil registrou  179 ocorrências ligadas ao mau tempo, incluindo dois deslizamentos e 14 quedas de árvores.

O temporal da sexta atingiu toda a Região Metropolitana e o episódio mais grave aconteceu em Camaragibe, quando um homem caiu em um buraco de esgoto na rua onde morava. A vítima, de 43 anos, caminhava pela calçada por volta das 5h40 e só foi encontrada vários metros depois, já sem vida, em outra via. Ele foi puxado pela correnteza formada pela água das chuvas.

No Ibura, zona sul do Recife, três pessoas ficaram feridas após o deslizamento de uma barreira. O acidente aconteceu por volta das 2h45 nas proximidades do Terminal de Lagoa Encantada. Um casal de idosos e um homem de 35 anos, moradores das casas atingidas, foram soterrados e resgatados pelo Corpo de Bombeiros. O idoso de 75 anos fraturou o fêmur,teve escoriações pelo corpo e foi levado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Imbiribeira.

Quatro casas atingidas pelo deslizamento foram isoladas pela Defesa Civil do Recife. Ainda de madrugada, o Corpo de Bombeiros recomendou que os moradores desocupassem outras 11 casas por conta do risco de desabamento.Esta manhã, técnicos da Defesa Civil estão vistoriando os imóveis para avaliar a necessidade de interdição.

Por volta das 4h20, os bombeiros foram acionados para socorrer uma adolescente de 15 anos atingida por outro deslizamento de barreira, desta vez na Travessa Alto dos Coqueiros, Beberibe, no Recife. Ela estava dormindo quando a parede de sua casa caiu sobre ela, que foi atingida até a altura do tórax. Duas viaturas foram ao local, onde realizaram os primeiros socorros e encaminharam a ferida para a UPA da Imbiribeira, com lesões nas pernas.

O muro da Escola Armínio Guilherme, no bairro de São Francisco, no Cabo de Santo Agostinho, cedeu na manhã da sexta-feira. Quatro casas foram atingidas, mas ninguém ficou ferido. As aulas foram suspensas por 15 dias na unidade de educação que atende a 330 alunos do ensino fundamental, médio e de jovens e adultos.

Técnicos da Defesa Civil vistoriaram o local e solicitaram aos moradores das residências atingidas a deixarem os imóveis. De acordo com a prefeitura, essas famíias receberão auxílio da Secretaria de Programas Sociais.
Mais de Vida Urbana