Sustentabilidade Recife adere à Hora do Planeta e apaga as luzes do Marco Zero

Publicado em: 28/03/2015 10:15 Atualizado em: 28/03/2015 15:26

A Hora do Planeta pelo mundo. Foto:  Earth Hour/Flickr/Reprodução
A Hora do Planeta pelo mundo. Foto: Earth Hour/Flickr/Reprodução
As lâmpadas do Marco Zero, no bairro do Recife, Zona Central da cidade, deixarão de funcionar das 20h30 às 21h30 de hoje. É a participação simbólica da capital pernambucana no movimento Hora do Planeta. Nele, todos os participantes, de várias cidades do mundo,  desligam as luzes de suas casas. O ativismo ocorre sempre no último sábado de março e tem a intenção de conscientizar a população sobre o aquecimento global.

A hora do planeta teve início em 2007, realizada apenas na cidade de Sidney, na Austrália. O Recife está na lista das cerca de 400 cidades que apoiavam o ativismo. Mas, se por um lado a ação traz a pauta das questões ambientais para a população, por outro, sua pouca utilidade prática atrai críticos. Um dos exemplos é o ambientalista Bjørn Lomborg, que acha que a utilização de combustíveis fósseis é o problema que deveria ser atacado numa ação, em vez da eletricidade.

Na capital pernambucana, haverá uma programação de apresentações sem a utilização de energia elétrica. O maracatu Maracambuco, a Trupe Circo e a baialarina Anne Costa dão um show na escuridão. “Na Hora do Planeta, a estética da minha apresentação funde elementos como se formasse um novo, original. Algo entre ar, fogo, etéreo, terra e água, nossa base”, adianta Costa.

Além do Marco Zero, o Parque das Esculturas também ficará na escuridão. Várias empresas localizadas na cidade apagarão as luzes de decoração, como o Shopping RioMar.

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL