Cultura Palácio de Iemanjá pode ganhar título de patrimônio imaterial de Olinda

Publicado em: 12/03/2015 08:50 Atualizado em: 13/03/2015 00:51

Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
No dia em Olinda completa 480 anos, o prefeito Renildo Calheiros entregou ao Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda o pedido de registro do Palácio de Iemanjá (Pai Edu) como Patrimônio Imaterial da cidade. A solenidade acontece esta manhã na sede do próprio Palácio de Iemanjá, localizada no Alto da Sé.

A cidade, Patrimônio Cultural da Humanidade, 1ª Capital Brasileira da Cultura, Monumento Nacional e Cidade Ecológica, festeja a data esta tarde, em diversos pontos da cidade. Serão realizados cortejos com orquestra e passistas de frevo, com a participação de Oficina de Bonecos Gigantes, Associação Carnavalesca, Homem da Meia Noite, Clube de Bonecos Nos Quatro Cantos Cheguei, entre outros.

No cortejo dos tradicionais gigantes de Olinda, a novidade neste ano é que todos conhecerão a boneca Olinda, mais nova integrante do time dos gigantes. Morena, de lábios carnudos e vestindo um figurino rico em detalhes que fazem alusão à cidade, Olinda vai desfilar entre os cerca de 50 bonecos. O desfile sai Alto da Sé até o Palácio dos Governadores.

O corte do bolo está marcado para as 18h, com apresentação do Coral Encanto de Olinda. Em seguida, serão realizados os shows da cantora Ganga Barreto, banda Zé Lamúria com um tributo a Chico Science, que faria aniversário no dia 13 de março e ainda Rogerio Rangel, EdCarlos, Charles Teony e Banda Amarula.

Blocos também vão desfilar pelas ruas, como o Munguzá de Zuza Miranda  & Thaís, que sai da Praça do Carmo, a partir das 19h30, e segue pelas ruas Prudente de Moraes, Ribeira, São Bento e 15 de Novembro.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL