Roubos Fundação Gilberto Freyre é assaltada pela segunda vez neste mês Ladrões furtaram artefatos de grande valor histórico

Publicado em: 27/03/2015 12:09 Atualizado em: 27/03/2015 20:42

Foto: Cristiane Silva/Esp DP/D.A.Press
Foto: Cristiane Silva/Esp DP/D.A.Press
O prédio da Fundação Gilberto Freyre, no bairro de Apipucos, Zona Norte do Recife, foi arrombado na madrugada desta sexta-feira (27). Esta é a segunda vez que o local é alvo da ação de criminosos neste mês. O primeiro furto ocorreu no último dia 16 (segunda-feira). 

O acervo do prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e não recebe ajuda da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco. O local não possui nem câmeras de segurança nem guarda patrimonial. O coordenador da fundação, Gilberto Freyre Neto, lamenta a ação ocorrida nessa madrugada. “Foi uma vandalização, quebraram vitrines, danificaram de forma muito forte algumas estruturas daqui. Levaram artefatos de alto valor histórico, e isso infelizmente nos coloca em uma posição delicada, já que não temos apoio de outras intituições e enfrentamos limitações econômicas”, se queixa.
 
Entre os objetos furtados estava uma medalha dada ao escritor e sociólogo pela Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, além de itens trazidos de viagens de pesquisa e presentes em prata e bronze. De acordo com a Polícia Federal, as investigações estão em andamento e uma equipe foi enviada ao local para realizar a perícia. Entre os dados coletados, foram encontrados traços de sangue e impressões digitais. A fundação, que foi instituída em 11 de março de 1987 e criada para manter reunido, preservado e à disposição do público o acervo pessoal e intelectual do escritor Gilberto Freyre, falecido em 18 de julho de 1987.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL