Vida Urbana
Paulista
Falta de manutenção ameaça Ponte do Janga
Estrutura tem buracos no piso e ferragens expostas. Parte do parapeito ruiu. Esperança de recuperação está em um projeto de duplicação da PE-01
Publicado: 04/03/2015 às 16:01

A deterioração do elevado torna o perigo uma constante entre os motoristas. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press()
Um projeto a ser apresentado pela Secretaria de Infraestrutura de Paulista nos próximos 70 dias ao governo do estado lança uma nova esperança de solução para o problema. A ideia é duplicar a PE-01 e construir uma ponte paralela à atual, aumentando para quatro as faixas de rolamento até a altura do Conjunto Beira Mar, no bairro do Janga, trecho mais crítico para o trânsito.
“Vamos aproveitar o projeto do Departamento de Estradas de Rodagem, que prevê alargamento para a rodovia inteira, com 12,5 quilômetros, para fazermos apenas esse trecho. Ainda este ano deveremos lançar a licitação e contratar a obra”, garantiu o secretário executivo de Infraestrutura, Ricardo Góes.
Até lá, a manutenção da ponte é de responsabilidade do governo estadual, através do DER, que prometeu encaminhar uma equipe ao lugar para ver quais as necessidades de reparo. Também há promessas de iniciar uma operação tapa-buraco na PE-01, por parte do DER, o que pode incluir um melhoramento no elevado.
Uma outra alternativa de acesso para os moradores de Paulista que pretendem ir ao Recife e Olinda é a Estrada de Mané Pá, no Janga. No entanto, essa opção tem cerca de 10 quilômetros a mais para serem percorridos, segundo cálculo do secretário. “Chegar a esses destinos pela ponte é muito mais rápido”, confirmou Ricardo Góes.
Últimas

Mais Lidas
