Diario de Pernambuco
Busca
Educação Exposição fotográfica mostra cotidiano de alunos especiais

Publicado em: 03/03/2015 18:51 Atualizado em: 04/03/2015 00:41

A exposição intitulada: %u201CEu e o Outro%u201D vai mostrar o cotidiano dos estudantes não só no ambiente escolar, mas também em seu ambiente familiar. Foto: Grupo SES/Divulgação
A exposição intitulada: %u201CEu e o Outro%u201D vai mostrar o cotidiano dos estudantes não só no ambiente escolar, mas também em seu ambiente familiar. Foto: Grupo SES/Divulgação

Na próxima quinta-feira (5), 20 estudantes da Escola Governador Barbosa Lima, referência em educação inclusiva no Estado, realizam exposição fotográfica como atividade de conclusão do curso Foto Escola II. A exposição intitulada: “Eu e o Outro” vai mostrar o cotidiano dos estudantes não só no ambiente escolar, mas também em seu ambiente familiar.

O curso foi idealizado pelo Projeto FotoLibras, em parceria com o Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura (Funcultura PE). A exposição estará aberta ao público, das 14h30 às 17h30, no hall da escola, localizada na Rua Joaquim Nabuco, s/n, bairro das Graças.

Em sua segunda edição, o curso reuniu os jovens em encontros semanais entre os meses de setembro e dezembro. Os estudantes tiveram contato com a fotografia, explorando a criatividade, ampliando o pensamento e compreendendo a fotografia como parte de um olhar diferente do mundo.

“No FotoLibras utilizamos a fotografia como forma de comunicação, eles puderam expressar seu sentimento fotografando seu cotidiano. É um projeto rico que faz aflorar o lado criativo, a espontaneidade e a sensibilidade de cada um”, disse Mateus Sá, educador do FotoLibras.

Dois estudantes que participaram da primeira edição do Foto Escola I, em 2013, integraram a equipe de multiplicadores nesta edição, sob a orientação do educador Matheus Sá. “Além de produzir arte, nossos alunos têm a possibilidade de serem protagonistas de suas próprias ideias, escrever novos projetos e ministrar oficinas”, comentou.

A escola Governador Barbosa Lima atende cerca de 200 estudantes surdos ao ano, inserindo, assim, todos os alunos em várias atividades. Para a gestora da unidade, Ana Claudia Gomes, esse projeto é mais uma forma de ampliar o desenvolvimento dos alunos. “A escola está de portas abertas para receber projetos como esse. É uma iniciativa maravilhosa onde se trabalha o potencial criativo dos surdos fazendo com que eles percebam o tamanho do seu potencial”, disse a gestora.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL