Diario de Pernambuco
Busca
Primeira Audiência "Espero que a justiça se faça justa", diz pernambucana que processou Danilo Gentilli Michele Maximino acionou a justiça contra apresentador depois de ser alvo de piada em programa de TV. Nesta quarta-feira acontece primeira audiência do caso.

Publicado em: 03/03/2015 16:28 Atualizado em: 03/03/2015 19:14

Michele doou 417 litros de leite em 11meses e bateu um recorde mundial. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press (Arquivo)
Michele doou 417 litros de leite em 11meses e bateu um recorde mundial. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press (Arquivo)

“Espero que a justiça se faça justa.” Essa é a expectativa da pernambucana Michele Maximino para a primeira audiência do processo que move contra o apresentador Danilo Gentilli, que acontece nesta quarta-feira (4), no Fórum de Olinda, às 13h.

Michele é considerada a maior doadora de leite materno do planeta e acionou a justiça depois que Gentilli usou uma imagem sua no programa Agora é Tarde, da TV Bandeirantes, para ridicularizar o recorde. Durante 1 minuto e 40 segundos, no programa que foi ao ar no dia 3 de outubro de 2013, Gentilli fez piadas com a pernambucana, chamando-a de vaca e a comparando ao ator pornô Kid Bengala.

Após ter sido ridicularizada em rede nacional, Michele teve que mudar sua rotina completamente. Ela teve de deixar a cidade de Quipapá, no interior do estado, onde era apontada e chamada de “a vaca de Danilo Gentilli”. O marido da pernambucana, o professor Ederval Trajano, conta que as pessoas ligavam para a residência da família no meio da madrugada, com xingamentos e humilhações, o que tornou insustentável a vida na pacata cidade de 25 mil habitantes. Na época, a pernambucana apresentou um quadro de depressão e chegou a ter problemas na produção de leite. Hoje a família ainda tenta se adaptar a vida em Jaboatão dos Guararapes.

Mãe de três filhos - de 15, 4 e 2 anos - Michele começou as doações depois que sua filha caçula nasceu prematura e ela percebeu a importância do leite materno para os recém-nascidos. Ela foi considerada a maior doadora de leite materno do mundo e doou 417 litros em 11 meses. Para que o alimento chegasse até a maternidade Jesus Nazareno, em Caruaru, a família percorria cerca de 80 km três vezes por semana. Com a repercussão, Michele teve a produção de leite comprometida e chegou a parar as doações. “Voltei a doar porque sei a importância do meu ato e porque recebi a solidariedade de várias pessoas dentro e fora do Brasil”, comentou. Atualmente, Michele ainda amamenta a filha caçula.
 (Foto: Arquivo Pessoal)

Nesta quarta-feira a família ficará frente a frente com Gentilli, que atualmente apresenta o programa The Noite, no SBT, e espera por um resultado positivo. Para o companheiro dela, o professor Ederval Trajano, o que eles desejam é mais do que uma vitória pessoal. “A expectativa é que a gente diga sim às doações, à amamentação. Que a sociedade reveja o limite do humor. A liberdade não blinda ninguém, não permite que esculhambem a imagem de outra pessoa. Isso não é humor, é agressão, injúria. Ele usou a imagem de Michele de uma forma que mudou nossa vida”, disse. Ainda segundo a família, caso sejam idenizados, usarão o dinheiro para ajudar os bancos de leite do estado.

Desde que o episódio aconteceu, em 2013, segundo a família, Gentilli nunca os procurou para se desculpar. Em janeiro, o apresentador postou uma foto em uma rede social dizendo que aguardava os processos judiciais.
 (Foto: Reprodução/Instagram)

Mamaço
Ativistas pela maternagem consciente e defensoras da amamentação estão se organizando e garantem que marcarão presença na porta do Fórum de Olinda durante a audiência. Um mamaço está sendo organizado e a proposta é que dezenas de mães amamentem seus filhos no local.

Professora de ética e legislação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Veloso explica que o episódio representa uma violência de gênero. "Ela foi desrespeitada na sua condição de mulher e teve violados seus direitos reprodutivos e sexuais. É uma violência simbílica e há várias questões que podem ser observadas pela perspectiva da ética", comentou. "O exercício da liberdade de expressão não pode ser usado como argumento para violar direitos humanos", completou.

Para Veloso, a mobilização popular em torno do caso é reflexo de um novo pensamento da sociedade. "É uma ação mais do que legítima, é justa, necessária e demonsta que a sociedade não tolera mais esse tipo de violência", concluiu.



Entrevista com Michele Maximino
“Espero que as mulheres não se sintam mais constrangidas”

Quais os transtornos causados pela piada do apresentador na vida da sua família?

Eu passava na rua e as pessoas me chamam de “a vaca de Danilo Gentilii”. Meu marido é professor e alguns alunos dele também falavam de mim como uma vaca. Até alguns conhecidos nossos me criticaram, dizendo que uma boa ação não era para ser divulgada. Por tudo isso resolvemos mudar de cidade.

E por que você deciciu acionar a justiça?

Porque ele me desmoralizou. Eu estava fazendo um projeto para incentivar a doação de leite materno e ele expôs minha foto sem minha autorização, me comparou a um ator pornô, a uma vaca. Eu não sou uma vaca, eu sou um ser humano.

O caso tomou uma proporção grande. Uma rede de solidariedade se formou ao redor da sua família?

Com certeza. Tem muita gente humana nesse mundo, pessoas de bom coração. Desde o início, apesar das piadas, também recebemos muito apoio.

Qual sua expectativa para a audiência desta quarta-feira?

Espero que a justiça se faça justa. Nem sei explicar direito o tamanho do que quero, mas espero que as mulheres não se sintam mais constrangidas ao fazer algo tão importante como amamentar e doar o leite.


Saiba mais

6 meses é o tempo indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para amamentação exclusiva
Segundo a OMS o leite materno deve ser oferecido para crianças até os 2 anos ou mais

54 dias é a média brasileira de aleitamento materno exclusivo no Brasil

13% das mortes de crianças com menos de cinco anos podem ser evitadas com o aleitamento materno em todo o mundo, além da redução dos riscos de alergias,  doenças respiratórias e desnutrição

 (Foto: Laís Telles/Esp.DP/D.A Press (Arquivo))

Benefícios da amamentação


Para a criança

» Quanto maior o tempo que a criança for amamentada, menor será a chance de ela apresentar sobrepeso. Isso ocorre graças ao desenvolvimento de mecanismos de autorregularão de ingestão de alimentos das crianças amamentadas.

» A amamentação protege contra infecção respiratória, principalmente
quando ela é exclusiva nos primeiros seis meses, e diminui
a gravidade dos episódios de infecção respiratória.

» Estudos mostram que a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida diminui o risco de alergia à proteína do leite de vaca, de dermatite atópica e outros tipos de alergias, incluindo asma e sibilos recorrentes.

» O esforço da criança ao sugar o leite é muito importante para o desenvolvimento adequado de sua cavidade oral, que influenciará no alinhamento da dentição.

» O desmame precoce pode levar à ruptura do desenvolvimento motor-oral adequado, podendo prejudicar as funções de mastigação, deglutição, respiração e articulação dos sons da fala, ocasionar má-oclusão dentária, respiração bucal e alteração motora-oral.

Para a mãe

» Estima-se que o risco de desenvolver câncer de mama e ovário diminua 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação. A proteção independe de idade, etnia e presença ou não de menopausa.

» O aleitamento é um excelente método anticoncepcional nos primeiros seis meses depois do parto, com 98% de eficácia, desde que a amamentação seja exclusiva e a mãe ainda não tenha menstruado.

» Amamentar o filho ajuda a contrair o útero materno, reduzindo o risco de sangramento intenso ou de infecções comuns no período pós-parto.

Fonte: Estado de Minas

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL