Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local
Inclusão Escolas municipais do Recife terão salas bilíngues para priorizar o aprendizado dos surdos Com o espaço apropriado, os estudantes terão aulas das disciplinas regulares e também da linguagem de sinais

Publicado em: 16/03/2015 20:31 Atualizado em:

Foto: Fabyana Mota/ON/D.A Press
Foto: Fabyana Mota/ON/D.A Press
A iniciativa é simples, mas certamente fará a diferença na vida dos estudantes surdos da rede municipal do Recife: salas bilíngues. A partir desta terça-feira (17), os alunos de sete instituições públicas de ensino poderão ter aulas através das Língua Brasileira de Sinais (Libras). O prefeito Geraldo Julio participará da inauguração de um desses espaços na Escola Municipal Padre Antônio Henrique, no bairro do Derby, às 14h30.

A princípio, apenas 100 alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) serão beneficiados. Nas salas, os professores deverão ensinar com a utilização de elementos visuais, como cartazes e vídeos. A ideia é que o aprendizado em Libras seja considerado o primeiro idioma dos alunos, ampliando o uso social da linguagem de sinais.

Educação Especial

Os estudantes com comprometimentos na locomoção, comunicação e na interação social também serão beneficiados com outra ação da Prefeitura do Recife ainda neste ano. Foram adquiridos 11 novos ônibus para o transporte escolar inclusivo. Os veículos deverão substituir as 10 vans alugadas que eram usadas anteriormente. Com a medida, o número de atendidos pelo projeto deverá subir de 150 para 200 alunos.

Para OMS, varíola do macaco ainda pode ser contida
Manhã na Clube: Henrique Queiroz Filho (PP), Edno Melo (Republicanos) e André Morais (CORECON-PE)
Soldado russo condenado à prisão perpétua por matar civil na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com o Deputado Federal Carlos Veras (PT)
Grupo Diario de Pernambuco